Cerca de mil pessoas devem assistir, através de telão, sessão sobre o impeachment, em Piancó (PB)...


Em Piancó espera-se uma concentração na Praça Salviano leite de cerca de mil pessoas a favor e contra o Impeachment; a PM já está preparada para eventuais confrontos.

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi aberto oficialmente com a sessão que começou no plenário para discutir o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), recomendando a abertura do processo de impeachment. O parecer foi aprovado na última segunda-feira pela maioria dos deputados que integravam a Comissão Especial por um placar de 38 a 27. Até domingo (amanhã), os autores do pedido aceito pelo presidente da Câmara, a defesa do Governo e deputados se manifestam. Veja as etapas até a votação, marcada para a tarde de domingo.

Sábado – MANIFESTAÇÃO DE DEPUTADOS

No sábado, às 11h, começam os debates individuais. Os deputados inscritos na véspera terão três minutos cada para se manifestar. Isso também deve levar o dia inteiro e pode entrar pela madrugada de domingo.

Domingo – 10 SEGUNDOS PARA VOTAR NA CÂMARA

1) O início da votação está previsto para ocorrer entre 15h e 16h. Cada deputado terá apenas 10 segundos para manifestar o seu voto ao microfone. Segundo Cunha, o processo deve durar quatro horas e a votação terá terminado até as 21h. Antes deles, às 14h, começam a contar os 25 minutos que o relator Jovair Arantes tem para se pronunciar. Os líderes falam em seguida.

Quais deputados votam primeiro?

A ordem de chamada dos deputados ganha importância pela pressão intrínseca ao processo. Se mais gente votar contra ou a favor no início da votação, pode influenciar os votos seguintes. Cunha queria começar pelos deputados do sul, mais hostis à Dilma, e deixar os do Nordeste, mais favoráveis a ela, para o final. Mas cedeu aos pedidos para que seguisse um critério mais equilibrado, muito embora tenha deixado os nordestinos para o final.

Desta forma, os primeiros deputados a votar serão da região Norte e do Sul, começando pelos Estados de Roraima, e na sequência vêm os do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Pará, para então começar os deputados de outras regiões. Serão chamados por ordem alfabética segundo seus Estados.

Assim, o primeiro voto será de Abel Mesquita Júnior (DEM-RR), mais conhecido como Abel Galinha, favorável ao impeachment.

Na ordem, serão:

1) Roraima
2) Rio Grande do Sul
3) Santa Catarina
4) Amapá
5) Pará
6) Paraná
7) Mato Grosso do Sul
8) Amazonas
9) Rondônia
10) Goiás
11) Distrito Federal
12) Acre
13) Tocantins
14) Mato Grosso
15) São Paulo
16) Maranhão
17) Ceará
18) Rio de Janeiro
19) Espírito Santo
20) Piauí
21) Rio Grande do Norte
22) Minas Gerais
23) Paraíba
24) Pernambuco
25) Bahia
26) Sergipe
27) Alagoas

O público poderá acompanhar da Câmara?

O acesso à Câmara neste domingo é restrito aos parlamentares. Mas a capital do país aguarda manifestantes contra e a favor do impeachment que devem ocupar o gramado da Esplanada dos Ministérios, dividido por uma cerca.

Por que foi erguida uma cerca?

Para evitar conflitos num momento de forte polarização política. Ao contrário do impeachment de Fernando Collor em 1992, a presidenta Dilma tem apoio forte de setores da sociedade.

O que acontece depois?

O processo segue para o Senado, que deve criar uma Comissão Especial encarregada de dar parecer à autorização da Câmara para que se instaure o processo nessa casa. O debate se estende durante o mês de maio, que pode marcar a votação para o dia 12.


Fonte O Blog de Piancó

POSTAGENS RELACIONADAS

Cerca de mil pessoas devem assistir, através de telão, sessão sobre o impeachment, em Piancó (PB)...
4/ 5
Oleh