Grupo de idosos participa de palestra em Itaporanga sobre H1N1...


A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga realizou na manhã de ontem, segunda-feira (25), uma palestra sobre a saúde da pessoa idosa, com enfoque especial em esclarecimentos sobre a vacina contra o vírus H1N1, para o grupo de idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Cristiane Lima que abordou o tema: “os mitos e as verdades da gripe H1N1 e a prevenção da vacina”.

Na ocasião, além de esclarecerem dúvidas sobre o tema, os idosos participaram de forma ativa tirando as dúvidas, também houve dinâmica e leitura de mensagens reflexivas.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.

Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

O dia “D” de vacinação acontecerá no próximo dia 30 de abril, os grupos prioritários deverão se dirigir, a partir das 8:00h da manhã aos locais onde estarão sendo disponibilizadas as vacinas: Unidades de Saúde da Família, Sala de Vacina da Policlínica Dr. Manoel Medeiros Maia – Hospital Infantil e Avenida Getúlio Vargas. A campanha se estenderá até o dia 20 de maio do corrente ano e após atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde a vacina estará disponível para os demais munícipes que não se encaixaram nos grupos prioritários nesse primeiro momento.

Ascom do Hora do Vale

POSTAGENS RELACIONADAS

Grupo de idosos participa de palestra em Itaporanga sobre H1N1...
4/ 5
Oleh