Cratera aumenta e ameaça 'engolir' rua inteira em Cidade Paraibana...


Os moradores do Distrito de Mata Redonda, em Alhandra, no Litoral Sul paraibano, estão amedrontados com o aumento de uma cratera que já “engoliu” uma praça e agora ameaça “engolir” uma rua inteira e casas da localidade.

Os cidadãos estão revoltados com o abandono da atual gestão com a localidade e, de acordo com eles, o buraco vem crescendo de modo descontrolado pondo em risco a vida das pessoas que moram nas proximidades do local.

O buraco já se transformou aos olhos de muitos num verdadeiro abismo e o poder público nada faz para solucionar o problema. “Nem uma placa de perigo a Prefeitura colocou, a maior promessa de campanha desse prefeito foi resolver o problema do buracão de Mata Redonda e até agora nenhuma pá de terra foi colocada”, disse uma moradora.

Durante a campanha de 2012, o atual prefeito Marcelo Rodrigues prometeu resolver o problema do “buracão de Mata Redonda”, que é a maior das crateras registradas na cidade chegando a medir cerca de 800 metros de diâmetro. “Na campanha tinha solução, porém agora, após mais de três anos de mandato, o prefeito diz que esse problema não pode ser resolvido sem recurso federal. Há mais de dois anos, o deputado Manoel Júnior publicou que tinha garantido R$ 3 milhões para a obra e nada foi feito”, disse o morador Severino José.

A cratera já sugou uma praça e, o mais grave, provocou o assoreamento do rio Sarapó, causando danos ambientais irreparáveis para espécies vegetais e animais, acabando com uma importante fonte de alimentação para a população.



O processo de erosão dentro da comunidade de Mata Redonda já atingiu mais de 2 metros de profundidade e avança em direção à rua da localidade, ameaçando engolir as casas. “Esperamos que o Ministério Público tome as providências cabíveis para evitar tragédias, com vidas humanas, pois se depender da Prefeitura vamos perder nossas casas e nossas vidas”, alertou outro morador indignado.

Os populares ainda relatam medo em relação ao problema, uma vez que apenas um ou dois metros separam a cratera do asfalto. “A gente fica com medo do buraco chegar até nossas casas, aos postes e eles caírem... além do mais, tem as crianças que brincam pela rua. É muito perigoso”, disse Ana Xavier.
Ainda nesta semana, uma comitiva de moradores acionará o Ministério Público para buscar solucionar o problema que a cada dia se agrava.

Alhandra é considerada a cidade mais rica do Litoral Sul e está posicionada no 8º lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba. Apenas no ano de 2015 recebeu de royalties mais de R$ 11 milhões, cujo objetivo deste recurso seria para investir em qualidade de vida e principalmente na infraestrutura destas comunidades.

Folha do Sertão

POSTAGENS RELACIONADAS

Cratera aumenta e ameaça 'engolir' rua inteira em Cidade Paraibana...
4/ 5
Oleh