Paraíba vacina pelo menos 79,2% do público-alvo contra gripe, diz MS....


A Paraíba vacinou 79,2% do público-alvo da campanha contra a gripe até o início da tarde da sexta-feira (20), conforme divulgou o Ministério da Saúde. A meta era vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe até o último dia da campanha, neste 20 de maio. O número total da campanha ainda não foi divulgado.

Foram disponibilizadas mais de 1 milhão doses da vacina para imunizar 946,1 mil pessoas no estado. O excedente entregue foi de 66,2 mil doses da vacina contra a influenza. O quantitativo é suficiente para vacinar 100% do público-alvo do estado, ainda restando reserva técnica.

Todos os anos o Ministério da Saúde recebe a vacina em etapas do laboratório produtor e, à medida que chegam as doses, elas são distribuídas imediatamente aos estados. A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção conforme suas análises de risco para a vacinação da população-alvo.

“Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta, ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi.

Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado da Paraíba, os trabalhadores de saúde contam com 83 mil doses aplicadas, o que representa 119% dos profissionais a serem vacinados. Entre as puérperas, 6 mil (84,4%) já foram vacinadas; 352 mil idosos (77%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 195 mil vacinadas (74%); 35,4 mil gestantes (82%).

Com 9 mil doses aplicadas, 59% dos indígenas que moram na região de saúde do estado da Paraíba foram vacinados até o momento. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 101 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades, mais população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional do estado. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Campanha nacional
No início da tarde da sexta-feira, a meta de vacinação nacional já tinha sido batida, com 81,5% do público-alvo alcançado. Segundo o secretário, em todo o país, 22 estados, incluindo a Paraíba, puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada até este momento.

G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraíba vacina pelo menos 79,2% do público-alvo contra gripe, diz MS....
4/ 5
Oleh