Paraibano é premiado como melhor diretor em festival de cinema...


Um paraibano ganhou um prêmio de cinema como melhor diretor, após concorrer com outros profissionais do Brasil e de outros países. Ismael Moura recebeu o troféu do III Festival de Finos Filmes pelo curta-metragem 'Ilha'. O evento aconteceu na última terça-feira (10) em São Paulo.

O diretor, que nasceu em Cuité, no Agreste, já ganhou cerca de 40 prêmios com o filme 'Ilha'. O curta conta a história de Antônio, um senhor de 80 anos que vive isolado em uma casa velha junto com seu filho, um rapaz que sofre de um distúrbio mental.

Ele é obrigado pelo rapaz a viver em cativeiro em um quarto escuro cercado com água, transformando sua cama em uma espécie de ilha. A vida dos dois vive em frequente conflito - o homem sofrido, esquecido pela sociedade, e o filho, com uma doença perturbadora.

Evento
Dos 700 realizadores que inscreveram os seus curtas-metragens no III Festival de Finos Filmes, 16 participaram da competição oficial do evento que, de 6 a 10 de maio, ocupou as salas do Museu da Imagem e do Som (MIS) e FAAP.

A Finlândia foi o país homenageado nesta edição, com a exibição de recentes produções em curta-metragem do país, fruto da parceria entre o Festival de Finos Filmes, a Finnish Film Foundation e a Av-arkki (The Distribution Center for Finnish Media Art).

O III Festival de Finos Filmes trouxe também a Mostra Holandesa de Animação, resultado da parceria com a EYE International pelo segundo ano seguido. Foram exibidos curtas-metragens animados, destaques da cinematografia holandesa, incluindo "(Otto)", o novo filme dos realizadores de “A Single Life”, indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Premiados
- Melhor Filme: Feliz Ano Novo, Joseph Laban (Filipinas)
- Melhor Filme Nacional – Olhos Sujos de Azul, Bia Vilela (Brasil-Alemanha)
- Melhor Direção – Ilha, Ismael Moura (Brasil)
- Melhor Roteiro – À Distância, Florian Grolig (Alemanha)
Reconhecimento Artístico – Edifício Tatuapé Mahal, Carolina Markowicz e Fernanda Salloum (Brasil) 

Jornal da Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraibano é premiado como melhor diretor em festival de cinema...
4/ 5
Oleh