Piancó atinge na noite desta quinta-feira (05) cerca de 24ºC...


Populares que estavam a noite pelas ruas de Piancó afirmam que usando aplicativo de celular constatou-se que durante a noite desta quinta-feira (05) na cidade de Piancó, a temperatura chegou a atingir cerca de 24ºC o que parece para algumas outras regiões do Sul do Brasil, alta. O aplicativo trás informações da Climatempo. A Climatempo é a maior empresa de meteorologia da América latina, fornecendo o melhor conteúdo em previsão do tempo. As informações da Climatempo indicam nesse momento, 06:18h, manhã de sexta-feira (06), 20ºC, em Piancó.

Para alguns os dados não batem com a realidade local e questionam as informações. Para outros, o clima mudou consideravelmente na cidade e o friozinho chegou em boa hora.


Fonte: Climatempo
"Pena que daqui a pouco volta o calor de quase 38ºC", disse uma cidadão que está nesse momento "colhendo" os primeiros raios de sol, pra esquentar seu corpo.

Essas diferenças térmicas favorecem o deslocamento das massas de ar, tanto no sentido vertical quanto horizontal. Há por isso um intercâmbio vital entre o equador e os polos. Em suma, a máquina do clima é fruto de um complexo trabalho de equipe. O Sol produz o combustível — a luz — que coloca em marcha a engrenagem. Parte da energia chega ao solo e volta para a atmosfera, que atua como um laboratório para os fenômenos atmosféricos.


Nestes dias de frio intenso, ao falar sobre a dinâmica do funcionamento das massas de ar, acabei me lembrando de como os conceitos de clima e de tempo são confundidos. E isso é tão constante que, volta e meia, até as chamadas “moças do tempo” afirmam com a maior contundência coisas do tipo: “O clima vai mudar amanhã”.

É interessante que essa é uma questão que suscita a dúvida de muitos alunos, que muitas vezes encontram dificuldades em perceber quais são as diferenças entre clima e tempo.

Com frequência se confunde tempo e clima de um lugar. O tempo atmosférico é determinado pela temperatura, pressão atmosférica, direção dos ventos, nebulosidade, umidade etc., registrados em uma determinada hora. O tempo muda rapidamente, conforme as variações das condições atmosféricas. Cidades com climas diferentes podem apresentar tempo semelhante num dado momento.

Já o clima refere-se a esses mesmos fenômenos, que são traduzidos com uma dimensão mais duradoura e estável, normalmente, no decorrer de um período de trinta anos. A análise contínua de dados meteorológicos também indica as possíveis variações ou mudanças que possam ocorrer como padrão para um determinado local.

Desta maneira, podemos definir o tempo como o estado da atmosfera em um dado lugar e momento específicos, enquanto que o clima pode ser classificado como a sucessão periódica de determinados tipos de tempo.


Fonte O Blog de Piancó

POSTAGENS RELACIONADAS

Piancó atinge na noite desta quinta-feira (05) cerca de 24ºC...
4/ 5
Oleh