Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é debatido em Itaporanga...


Aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, no auditório da 7ª região de Ensino na cidade de Itaporanga a Oficina para Construção participativa do I PLANO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTA E NUTRICIONAL DA PARAÍBA.

Este encontro foi promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Governo Federal e Prefeituras. Foram convidados todos os gestores municipais de Assistência Social, bem como pessoas da sociedade civil organizada.

Um dos participantes deste evento foi o Secretário de Assistência Social de Conceição, Fidélis Mangueira , que falou que uma oficina como esta vem ao encontro das necessidades das comunidades carentes, que precisam ser informadas de como funciona a politica nacional e estadual de segurança alimentar e nutricional. Em breve, Conceição e todos os Municípios do Brasil devem aderir ao SISAN – Sistema de Segurança Alimenta e Nutricional, para que assim possam receber os benefícios dos programas federais e estaduais de alimentação e nutrição.

Cerca de 70 pessoas participaram ativamente do encontro, que começou com uma dinâmica de abertura, apresentação dos participantes, bem como dos objetivos da oficina.

Houve na parte da manhã do primeiro dia a contextualização do tema da Segurança Alimentar e Nutricional. Em seguida os grupos apresentaram as experiências promotoras de segurança alimentar e nutricional em cada cidade e no campo, bem como as manifestações de insegurança alimentar.

Na parte da tarde do primeiro dia acontecerem oficinas formativas sobre a evolução histórica do conceito da Soberania da Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil e do Direito Humano à Alimentação Adequada. Foi visto também as causas da insegurança alimentar e Nutricional.

Na manhã do dia 11 de maio foram apresentados mecanismos de exigibilidade de Segurança Alimentar e Nutricional e as diretrizes para o Plano Estadual de SAN

Por último, em grupos, os participantes proporão e elegeram ações prioritárias para o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Da redação – Conceição Verdade (Colaboração: Fidélis Mangueira)

POSTAGENS RELACIONADAS

Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é debatido em Itaporanga...
4/ 5
Oleh