Secretaria de Saúde de Itaporanga realiza vacinação contra Influenza A na zona rural...


A Prefeitura Municipal de Itaporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã de ontem, segunda-feira (02), iniciou a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) na zona rural do município.
A expectativa é imunizar todos os grupos prioritários: crianças de seis meses até os cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças pulmonares, respiratórias e entre outras).

O dia “D” de vacinação aconteceu no último sábado, 30 de abril. A campanha se estenderá até o dia 20 de maio, após atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde a vacina estará disponível para os demais munícipes que não se encaixaram nos grupos prioritários nesse primeiro momento.


Os cidadãos que ainda não se vacinaram e que fazem parte dos grupos prioritário, devem procurar a sala de vacinação do município de Itaporanga, localizado na Policlínica Dr. Manoel Medeiros Maia – Hospital Infantil, das 8:00h às 13:00h, com o cartão de vacinação.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.
Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Hora do Vale com ASCOM

POSTAGENS RELACIONADAS

Secretaria de Saúde de Itaporanga realiza vacinação contra Influenza A na zona rural...
4/ 5
Oleh