Taxa de desocupação na PB chega a 10% no primeiro trimestre de 2016...


A taxa de desocupação na Paraíba chegou a 10% no primeiro trimestre de 2016. O número foi maior que o trimestre anterior (9,5%) e que o mesmo trimestre de 2015 (9,1%). Porém a própria pesquisa enfatiza que essa variação não é estatisticamente significante. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Nordeste apresentou uma taxa de desocupação maior que a da Paraíba, de 12,8%. Houve um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Com relação ao trimestre anterior, houve aumento de 2,3 pontos percentuais.

O rendimento médio real habitual de todos os trabalhos na Paraíba ficou estimado em R$ 1.287 e variou em -8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Todavia, não houve variação estatisticamente significativa em relação ao trimestre anterior.

A população desocupada está estimada em 172 mil pessoas e não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e ao trimestre anterior.

A população ocupada, por sua vez, é de aproximadamente 1,5 milhão. A variação foi de -54 mil pessoas, que corresponde a -3,4%, em relação ao mesmo período de 2015. Em relação ao trimestre anterior, também não houve variação estatisticamente significativa. Os trabalhadores com carteira assinada estão estimados em 370 mil e os sem carteira assinada são 276 mil.

A população em idade de trabalhar conforme critério do IBGE, ou seja, as pessoas de 14 anos ou mais de idade, está estimada em 3,1 milhões. Esse número aumentou em 63 mil pessoas, o equivalente a 2,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O nível da ocupação é de 49,1% no estado e teve uma variação de -2,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior e de -1,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Do G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Taxa de desocupação na PB chega a 10% no primeiro trimestre de 2016...
4/ 5
Oleh