Decisão da ANA para favorecer RN agrava ainda mais situação do açude de Coremas...


A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou, esta semana, um aumento expressivo da vazão nas comportas do açude de Coremas. Desde essa quarta-feira, 25, a vazão foi alargada para 3 metros cúbicos por segundo, quase duas vezes mais de que o volume que vinha sendo liberado nos últimos três meses.
                O aumento da vazão deve contribuir para uma queda ainda maior no volume do açude, que hoje apresenta o nível hídrico mais baixo de sua história e preocupa por ser um reservatório muito debandado, abastecendo dezenas de cidades na Paraíba e Rio Grande do Norte, e que, para piorar, ficou fora da Transposição do Rio São Francisco por influência política da região de Sousa e Cajazeiras, que resolveu priorizar o rio Piranhas e excluir o Piancó do projeto inicial da obra.

Conforme informações apuradas pela Folha, a decisão da ANA de aumentar a vazão das comportas do açude é motivada por interesses de cidades do Rio Grande do Norte que são abastecidas pelo reservatório e que têm grande força política. Enquanto isso, no Vale piancoense, onde o açude está em situação crítica, várias cidades enfrentam colapso hídrico por negligência governamental, a exemplo de Itaporanga e Piancó, cuja parte do seu território está dentro da bacia do açude. A queda no volume também compromete a qualidade do líquido e prejudica  ainda mais a população de Coremas, que consome água sem tratamento por omissão do governo.

Segundo ainda informações, esse aumento da vazão é temporário e deve ir somente até este sábado, 28, retornando à liberação ao volume anterior de 1,7 metro cúbico por segundo. No entanto, com o agravamento da estiagem no segundo semestre, a demanda por água deve aumentar e um risco de colapso em Coremas já é avaliado como possível, o que seria desastroso.



Do Portal Coremas

POSTAGENS RELACIONADAS

Decisão da ANA para favorecer RN agrava ainda mais situação do açude de Coremas...
4/ 5
Oleh