Estudantes da Paraíba intensificam preparação para Enem 2016...


Estudantes da Paraíba estão em ritmo acelerado de estudos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Neste ano, o estado registrou um aumento de 15,18% no número de inscritos no exame em relação a 2015. Além de ser uma forma de seleção para universidades, o Enem também tem a função de fornecer a certificação do ensino médio aos candidatos.
O prazo para as inscrições terminou no dia 20 de maio, e mesmo com as provas marcadas apenas para os dias 5 e 6 de novembro, aqueles que almejam uma vaga em instituições de ensino superior com a nota do Enem já estão intensificando o ritmo de estudo e buscam acumular o máximo de conhecimento possível.

Gêmeas esperam tirar notas parecidas
As irmãs gêmeas Rayanne e  Rayssa Medeiros, ambas de 17 anos, estudam, segundo elas, diariamente para alcançar vagas em Arquitetura e Psicologia, respectivamente. O objetivo das irmãs é ingressar na Universidade Federal da Paraíba e, para isso, dizem ter um cuidado redobrado na rotina de estudos. “Evitamos estudar juntas, pois somos tentadas a conversar”, frisou Rayanne.

Elas contaram que estudam num colégio particular da cidade de João Pessoa e preferiram não frequentar um cursinho, porém, mantêm uma rotina de estudos no horário posterior às aulas matinais. “Normalmente eu estudo seis horas por dia com algumas pausas para descansar. Tenho um cronograma diário de estudos, com os horários e matérias do dia para ajudar a me organizar”, relatou Rayssa, que acrescentou que ela e a irmã não competem entre si e esperam tirar notas parecidas no Enem, como habitualmente ocorre no colégio.

Rayssa contou ainda um segredo que ela utiliza para se concentrar nos estudos: a música clássica. Segundo a estudante, ela procura estudar num local silencioso, com uma xícara de café pra dar energia. E, às vezes, quando está muito dispersa, coloca uma música clássica pra ajudar na concentração. A candidata a uma vaga na UFPB acrescentou que, para ela, o mais importante é seguir o cronograma, ler bastante, assistir a jornais.

Dúvidas, orações e foco
Mesmo na dúvida de qual das áreas da engenharia escolher, o estudante Demerson Nogueira Junior, de 17 anos, disse que está de olho na aprovação no Enem. Ele também confessou que não se considera um dos alunos mais estudiosos, porém não se descuida e estuda no colégio pela manhã, em seguida cursinho de redação à tarde, e planeja fazer um intensivo de Ciências da Natureza, a partir de agosto.

O estudante contou também que costuma estudar mais as matérias que tem mais afinidade, como por exemplo matemática e principalmente física e química. Por outro lado, a área que ele mais sente dificuldade é linguagens. “Não tenho muita paciência para ler todos aqueles textos da prova”, confessou.
Além de estudar para alcançar a sonhada vaga, Demerson comentou que, diariamente, coloca os seus conhecimentos em suas orações e pede a Deus que faça a vontade Dele na sua vida.

Ajudar os necessitados
O sonho da jovem estudante Roany Pontes, também de 17 anos, é defender e ajudar as pessoas de alguma forma, seja por um diagnóstico, ou por proteger os indivíduos das violências diárias. Com isso, a estudante diz que vive o dilema de buscar a vaga nas áreas de saúde ou direito.

Essa não é a primeira vez que ela vai buscar a aprovação no Enem. Entretanto, desta vez, Roany contou que chega a estudar de 12 a 14 horas por dia. Ela participa das aulas no colégio pela manhã , à tarde estuda novamente, e duas vezes por semana frequenta um cursinho isolado à noite.
Para intercalar os momentos de estudos, ela comentou que faz academia ou corre na praia pra relaxar a mente.

Nota do Enem
A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Estudantes da Paraíba intensificam preparação para Enem 2016...
4/ 5
Oleh