Neurocirurgião paraibano é premiado em congresso internacional nos EUA...


Um médico paraibano recebeu esta semana o prêmio de melhor pesquisa científica no Congresso Americano de Neurocirurgia Funcional, realizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Premiado por melhor apresentação oral no evento, o neurocirurgião Emerson Magno de Andrade expôs um trabalho que tem como objetivo avaliar a eficácia da estimulação elétrica do córtex motor para alivio da dor e investigar os neurotransmissores envolvidos no efeito dessa estimulação.

A estimulação elétrica do córtex motor tem sido utilizada para tratamento de dores intensas refratárias, como dores crônicas após amputações de membros, acidente vascular cerebral, dores faciais, entre outras.

A pesquisa apresentado no congresso faz parte da tese de doutorado do neurocirurgião e foi realizado através de uma parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Evento

O Congresso Americano de Neurocirurgia Funcional é um dos mais importante na área no mundo e aborda pesquisas relacionadas a neurociência e neurocirurgia. A Neurocirurgia Funcional é uma das mais avançadas áreas da neurocirurgia e utiliza modernas técnicas de intervenção com o objetivo de melhorar o funcionamento de áreas específicas do sistema nervoso - cérebro e medula espinhal -, tratando dessa forma uma ampla variedade de sintomas e distúrbios neurológicos.

A área inclui, ainda, o tratamento da doença de Parkinson, a estimulação cerebral profunda, a estimulação medular, implantes de próteses e chips cerebrais, entre outros procedimentos. Grupos de pesquisa e neurocirurgiões dos principais hospitais e universidades de todo mundo concorreram pelo prêmio.  

Jornal da Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

Neurocirurgião paraibano é premiado em congresso internacional nos EUA...
4/ 5
Oleh