Professores da Escola Genésio Pinto Ramalho de Nova Olinda – PB realizam aula de campo em Triunfo – PE...


Os professores Antonio Izidro e Jânio Jacinto juntamente com a direção da escola realizaram neste sábado 11 de junho uma aula de campo no centro histórico de Triunfo-PE que é considerada um verdadeiro oásis, já que, mesmo situada em uma das regiões mais áridas do nordeste brasileiro (Sertão do Pajeú), possui água em abundância. 

A temperatura desce com frequência a 15°C, podendo, durante o inverno, chegar a 8ºC durante a madrugada, além de possuir um grande acervo cultural que inclui a preservação de prédios antigos, casas, igrejas, museus, entre outros tantos que revelam a riqueza histórica da cultura não só municipal, mas, sobretudo, da nordestina de modo geral.

Para o professor Antonio Izidro “as aulas não podem nem devem ser restritas a sala de aula, uma vez que quando entramos em contato com o objeto estudado o conhecimento se torna mais aprofundado tanto para os discentes quanto para os docentes”. Em seguida, o professor Jânio Jacinto relata “a educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que transborda todos os níveis da educação básica do país, seu campo de práticas e reflexões devem superar os limites da escolarização em sala de aula. A escola, nesse sentido, precisa inovar proporcionando ao corpo discente vivências e experiências que possam contribuir para sua formação e qualificação profissional, abordando questões culturais que enriqueçam o seu cotidiano”.

Foi um momento de grande aprendizagem, valorização da cultura e uma maior interação entre alunos-aluno e entre estes e os professores. A aluna Elanny Martins comentou sobre este evento “Nunca pensei que seria tão boa e gratificante essa aula de campo, realmente superou todas as minhas expectativas, aprendi mais sobre a cultura nordestina, a importância de se valorizar a cultura local, como o turismo pode gerar emprego e renda em uma cidade e hoje, sem dúvida alguma, tenho mais orgulho de ser nordestina e de fazer parte desta instituição de ensino”.

Os professores agradecem imensamente a Prefeitura Municipal de Nova Olinda, de modo particular à prefeita Maria Do Carmo pelo apoio para realização desta aula, agradecem ainda a direção da escola – Maria Vilany e Mariana pela dedicação que sempre concedem a esta escola, aos alunos da EJA pela participação e pelo belo desempenho nas atividades propostas, a professora Vanderly Silvino pela colaboração nesta aula. A todos muito obrigado!

Ary Ramalho

POSTAGENS RELACIONADAS

Professores da Escola Genésio Pinto Ramalho de Nova Olinda – PB realizam aula de campo em Triunfo – PE...
4/ 5
Oleh