Secretário já constata 85% de perda na produção agrícola, em Santana de Mangueira (PB)


Cerca de 85% da produção agrícola do município de Santana de Mangueira (PB), já foi perdida esse ano de 2016. É o que constatou a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater regional.

De acordo com as informações, o município possui 34 comunidades rurais, e na maioria delas, famílias dependem da exploração agrícola para o próprio sustento.

O Secretário Ronaldo Nunes informou que está sendo feito um levantamento exato dessa perda. “Já passamos por 16 comunidades rurais, e o que constatamos é sempre o mesmo caso, ninguém colheu nada e além do prejuízo, aumenta o êxodo rural. A situação é assustadora”, comenta.

Na comunidade Figueira, considerada uma das maiores do município, a agricultora Rozenilda Lopes disse que já perdeu as esperanças na sua plantação e agora irá buscar benefícios federais para pelo menos pagar algumas dívidas e comprar o arroz e feijão que em sua terra não nasceu.

Assim também foi o caso de Ivanildo Manoel, que tem um pequeno pedaço de terra na comunidade Canoa dos Tiadozos, e perdeu toda a sua plantação.

Ronaldo disse que está sendo elaborado um laudo para ser enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde busca a ajuda federal para a continuação do pagamento do Seguro Safra.  

      


Fonte Diamante Online

POSTAGENS RELACIONADAS

Secretário já constata 85% de perda na produção agrícola, em Santana de Mangueira (PB)
4/ 5
Oleh