Lamentável: Itaporanga fica fora do Mapa do Turismo Brasileiro...


A cidade de Itaporanga, mais conhecida como a “Rainha do Vale”, cidade pólo do Vale do Piancó, sempre figurou no cenário turístico paraibano pelos atrativos dos segmentos de turismo religioso e de eventos.

A famosa estátua de Cristo Rei, monumento de aproximadamente 30 metros localizado na Serra do Cantinho e idealizado pelo saudoso Padre Zé, atrai anualmente muitos turistas e fiéis ao local. A cidade também se destaca na realização de eventos como o São Pedro, o Festival Itaporanguense de Cultura e Arte – FICA, a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e o Carnaval.



Mesmo diante de atrativos reconhecidos no Estado, a cidade de Itaporanga não aparece mais no Mapa do Turismo Brasileiro. Este mapa, editado pelo Ministério do Turismo, reúne cidades brasileiras com potencial turístico nacional ou internacional. Na edição de 2013 Itaporanga, e outras cidades do Vale do Piancó, integrava a região turística chamada de “Vale das Águas”. Contudo, uma gestão desarticulada e a falta de estratégias claras para o setor contribuíram para esta queda.

Além de reunir os atrativos turísticos, o Mapa do Turismo direciona praticamente toda a promoção e estruturação do setor, fazendo com que Itaporanga perca espaço e apoio para novos projetos de estímulo ao turismo.

Resta agora ao poder público municipal, as empresas que atuam no setor turístico local e instituições de interesse, como o SEBRAE e o Banco do Nordeste articularem novas parcerias que possam levar Itaporanga de volta a um local de destaque.

Portal Pedra Bonita

POSTAGENS RELACIONADAS

Lamentável: Itaporanga fica fora do Mapa do Turismo Brasileiro...
4/ 5
Oleh