Paraíba cai no ranking de potencial turístico; veja o porquê


A Paraíba possui 45 cidades com potencial turístico nacional ou internacional, de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta terça-feira (12) pelo Ministério do Turismo. O número representa uma queda em relação ao último mapa, divulgado em 2013, quando o Estado possuía 137 cidades listadas no documento. A queda representa uma tendência nacional: em 2013, 3.345 cidades figuravam no mapa, contra 2.175 na relação atual.

Os municípios são divididos em cinco categorias, de 'A' a 'E'. A definição se dá a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. A categoria 'A' representa as cidades com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Na Paraíba, apenas João Pessoa recebeu a classificação máxima; já Campina Grande ficou com a classificação 'B'.

Cabedelo, Conde, Patos e Pombal receberam a classificação 'C'. Já na categoria 'D' ficaram Pitimbu, Santa Rita, Bayeux, Rio Tinto, Baía da Traição, Lucena, Mataraca, Lagoa de Dentro, Guarabira, Dona Inês, Bananeiras, Belém, Solânea, Serraria, Areia, Remígio, Esperança, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Ingá, Araruna, Cuité, Nova Floresta, Boqueirão, Cabaceiras, São Mamede, Maturéia, Sousa, Uiraúna e Triunfo. Por fim, na categoria 'E' figuram as cidades de Marcação, Pilões, Matinhas, Salgadinho, Juru, Aparecida, Vieirópolis, Poço de José de Moura e Santa Helena.

O mapa identifica cidades de interesse turístico e outras que são impactadas por atividades turísticas de alguma forma - como, por exemplo, as que não recebem turistas, mas enviam mão-de-obra para cidades turísticas - e tem como foco a estruturação e a promoção do setor, de forma regionalizada e descentralizada. Ele serve também para identificar o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada uma das cidades.

Queda no número é positiva

De acordo com Alessandra Lontra, gerente de Regionalização do Turismo na Paraíba, que coordenou a participação dos municípios do Estado no mapa, a queda de 137 para 45 cidades integrantes é positiva. "O mapa anterior era inchado, pois muitas cidades que não tinham sequer secretaria de Turismo estavam presentes", explicou ela. "Neste ano, tivemos critérios específicos e rígidos de participação, sem envolvimento político, o que explica o enxugamento das cidades e possibilita uma melhor gestão de estratégias e recursos", acrescentou. Segundo ela, 90% dos recursos de Turismo repassados ao Estado serão encaminhados para cidades do mapa. 

Jornal da Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraíba cai no ranking de potencial turístico; veja o porquê
4/ 5
Oleh