Projeto que prevê revitalização permanente do São Francisco será tratado com Temer...


Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco e membro efetivo da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, que analisa os projetos da Agenda Brasil, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) teve um dos seus projetos inclusos na agenda de discussão com o presidente interino da República, Michel Temer. Trata-se do projeto que destina recursos financeiros permanentes para a revitalização do Rio São Francisco.

O Projeto de Lei (PLS 429/2015) já foi aprovado no Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados. A proposta destina 6% do faturamento bruto das hidrelétricas que utilizam as águas do São Francisco para um fundo específico voltado para obras de revitalização.

Recentemente, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tratou do assunto em reunião com presidente Temer. Na ocasião, eles decidiram incluir a revitalização do São Francisco, proposta por Lira, na pauta prioritária do Senado, após a volta do recesso parlamentar do meio do ano. Uma nova reunião foi agendada para discutir o tema.

Pelo projeto de Raimundo Lira, Estados e Municípios deverão investir o equivalente a 6% da contribuição em ações de preservação das matas ciliares e das nascentes. No caso específico do São Francisco, ele estabelece a elevação do percentual pago pelo uso dos recursos hídricos de 0,75% para 2%, a serem divididos entre o Ministério de Meio Ambiente (MMA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente em ações de revitalização do rio.

Radar Sertanejo Com Portal Correio

POSTAGENS RELACIONADAS

Projeto que prevê revitalização permanente do São Francisco será tratado com Temer...
4/ 5
Oleh