Escola do Sertão da PB reduz horário de aulas por causa de falta de água...


Os moradores do bairro Remédios, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, reclamaram que desde o fim do mês de julho estão ocorrendo falhas no sistemas de rodízio de abastecimento no local. Com o reservatório em baixo nível de água, a população enfrenta racionamento há mais de um ano. Por conta da demora para o retorno do abastecimento, algumas escolas estão reduzindo o horário de aulas na zona sul da cidade.

No sistema de racionamento da Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa), a cidade foi dividida em duas zonas, sendo uma formada por bairros da região norte a outra por bairros da região sul. Cada zona recebe água por três dias e fica os outros quatro dias da semana sem. Entretanto, no bairro Remédios a população informa que a água tem demorado até oito dias para retornar.

“Passou de oito dias sem vir água e quando chegou era 3h da madrugada. Quando chega a gente ainda vai juntar água pra lavar alguma roupa que tiver, encher garrafas pra beber, depois passa o dia inteiro com água e depois passa mais oito dias sem vir”, disse a dona de casa Rizoneide Lima.

Ainda no bairro Remédios, a escola municipal Matias Duarte Rolim tem reduzido o horário das aulas devido à falta de água, desde a semana passada.
Segundo as mães dos alunos, a direção da escola informou que “que não iria haver aula por causa da falta de água”, disse a dona de casa Cícera Abrantes. A escola possui cerca de 270 alunos matriculados nos dois turnos.

A direção da escola informou que, devido à demora para o 
retorno da água, após alguns dias sem o abastecimento os reservatórios da escola estão secando. De acordo com o relato das mães, a falta de água tem influenciado até na merenda que é servida durante o intervalo das aulas. “Dizem que não fazem a comuda por falta de água. Aí servem verdura e frutas”, acrescentou Cícera Abrantes.

De acordo com o gerente regional da Cagepa, Cleudsmar Alexandre Maciel, o problema ocorreu por causa de um rompimento de 300 mm no sistema adutor, prejudicando a manobra de água para os bairros da zona sul, onde fica o bairro Remédios. Ele ainda destacou que o bairro Remédios é o mais distante do açude que abastece a cidade e fica em um ponto alto da cidade, dificultando a chegada de água.

Ainda de acordo com o gerente, a saída para amenizar é a chuva ou conclusão de uma adutora que vai levar a água do açude Lagoa do Arroz “A obra está adiantada. Já está em 90%. Estamos aguardando com ansiedade, assim como a população”, disse Cleudsmar Alexandre Maciel.

Já a secretaria de educação do município disse que, quando os reservatórios de água das escolas secam, são enviado carros pipa para os reabestecer. Sobre a situação da escola  Matias Duarte Rolim, a secretaria disse que não tinha conhecimento do problema.
O açude
A cidade da Cajazeiras é abastecida pelo açude Engenheiro Ávidos. Com capacidade para 250 milhões de metros cúbicos de água, o manancial está com apenas 17,9 milhões, o que corresponde a cerca de 7% do volume total. O açude abastece aproximadamente 60 mil pessoas.

Fonte G1

POSTAGENS RELACIONADAS

Escola do Sertão da PB reduz horário de aulas por causa de falta de água...
4/ 5
Oleh