Paraibano de escola pública vence concurso do MEC e vai ao Paraguai...


O estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Soares de Carvalho, de Guarabira, Antônio Gomes da Silva Júnior, é um dos seis vencedores do “Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul – 2016”. O prêmio é organizado em parceria do Ministério da Educação do Brasil (MEC) com o Setor Educacional do Mercosul (SEM). Os vencedores vão ao Paraguai, numa viagem acadêmica, recreativa e cultural, com tudo pago, no período de 16 a 23 de outubro de 2016. O estudante paraibano mora em Cuitegi, na região de Guarabira.

Com o tema “Integração Regional: Por uma educação sem barreiras e fronteiras”, o concurso foi criado para promover a produção intelectual sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência; gerar um espaço de participação e integração regional estudantil nos campos da cultura e do saber, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, por meio de práticas inclusivas; vivenciar experiências cotidianas, que permitam aos estudantes analisar e a se comprometerem no sentido de garantir direitos iguais a todos; reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência; e fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os estudantes da região, respeitando e valorizando a diversidade e o direito de inclusão.

O concurso é direcionado a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio nos países do Mercosul, sendo educação no ensino médio/secundário ou técnico. O paraibano Antônio Gomes foi o único vencedor do Norte-Nordeste. Além dele, ganharam o prêmio um estudante de Santa Catarina, um de Goiás, uma de Minas Gerais, um do Distrito Federal e uma de São Paulo. Nos próximos dias, o Ministério da Educação deve entrar em contato com os vencedores para iniciar os preparativos para viagem ao Paraguai.

Bom exemplo - Antônio Gomes da Silva Júnior, em 2015, representou o Estado da Paraíba como Jovem Senador (concurso promovido pelo Senado Federal), também em Brasília. Ainda em 2015, participou, juntamente com a equipe de robótica da escola onde estuda, da Olimpíada Brasileira de Robótica, conseguindo chegar à final. Além disso, participou do Torneio Juvenil de Robótica, no qual conseguiu o 1° lugar. Em 2013, como delegado do meio ambiente pela IV (4ª) CNIJMA (Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio ambiente), em Brasília. 

Portal Correio

POSTAGENS RELACIONADAS

Paraibano de escola pública vence concurso do MEC e vai ao Paraguai...
4/ 5
Oleh