Pesquisa da UFPB desenvolve cerveja a partir do mel de engenho...


Uma pesquisa desesnvolvida no curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acrescentou à produção de cerveja um ingrediente típico da gastronomia paraibana: o mel de engenho. O trabalho é do aluno Roberto Kelvin Lopes da Costa e Lopes e, segundo ele, a adição do mel promove “mudanças positivas nas características físico-químicas e sensoriais da bebida”.

Ainda de acordo com ele, o uso do mel como adjunto cervejeiro “agregou cultura e promoveu uma diferenciação no produto, por estabelecer um contexto regional para a cerveja”.

Em um resumo do resultado do trabalho e da qualidade da bebida obtida após todo o processo, o autor diz que “as características sensoriais, que definem a aceitação do produto frente ao mercado consumidor, foram bastante melhoradas com a adição do mel de engenho, resultando em uma cerveja refrescante, de espuma intensa e persistente, cor âmbar, aromas e sabores de mel e frutas e o retrogosto com doçura inicial e leve amargor final”.

O estudo realizado por Roberto tem como orientadora a professora Edilma Coutinho, vinculada ao Departamento de Engenharia de Alimentos do CT e coorientador o professor Anderson Vilela, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias-CCHSA, em Bananeiras.

Jornal da Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

Pesquisa da UFPB desenvolve cerveja a partir do mel de engenho...
4/ 5
Oleh