Seca: Em Itaporanga, poucos açudes resistiram a 4 nos de pouca chuva. Conheça um deles...


A estiagem dos últimos quatro anos acabou a reserva hídrica de Itaporanga. Além da seca do principal reservatório do município, o Cachoeira, que deixou a cidade desabastecida, muitos outros açudes também deram na lama, mas houve os que resistiram para a felicidade de agricultores e criadores.

Um desses açudes que ainda tem água, embora já não sirva para beber, mas é de grande serventia para os animais e a luta doméstica,  é o reservatório localizado no sítio Emas, especialmente na propriedade do agropecuriasta Moar Ferreira, um histórico e bem conceituado produtor rural domunípio. "Há três anos, o açude não sangra e, este ano, acho que tomou apenas pouco mais dois metros d'água", comentou um morador local, esparançoso de que 2017 seja de inverno farto para mudar o cenário e a realidade rural.

A comunidade rural de Emas uma das maiores e mais organizados de Itaporanga, contando com dezenas de sócios, que se reúnem mensalmente na sede comunitária, e é presidida pelo agricultor Júnior de Moar.

Folha do Vali copiado do portaldovale

POSTAGENS RELACIONADAS

Seca: Em Itaporanga, poucos açudes resistiram a 4 nos de pouca chuva. Conheça um deles...
4/ 5
Oleh