Escassez de chuvas deve se agravar nos próximos dois meses...


Desta segunda quinzena deste mês até novembro as chuvas devem se tornar mais escassas na Zona da Mata da Paraíba. Situação que deve se repetir em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, e Rio Grande do Norte. É o agravamento da seca que vem por aí nos cinco estados, onde especialistas do Governo Federal classificam de “alto risco” o quadro de estiagem quase absoluta que deve se instalar em pelo menos 90 municípios da região.


A situação dramática por que passa o semiárido da Paraíba e dos outros quatro estados e a piora que pode acontecer são explicadas em detalhes no relatório mensal do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), disponível na página do órgão na Internet desde a terça-feira (12). O documento chegou ontem (17) ao conhecimento do blog, graças a um colaborador que estuda e pesquisa tudo que diz respeito à seca no Estado e no Nordeste.

Segundo o relatório do Cemaden, a avaliação do risco agroclimático (balanço hídrico) para o ano hidrológico 2015/2016 – referente ao período de outubro de 2015 a 31 de agosto de 2016 – trouxe a classificação de risco aplicada aos municípios que apresentam déficit hídrico de 60 a 75 dias e de “Muito Alto” àqueles com mais de 75 dias de ausência total de chuvas e insuficiência da água para o consumo de sua população.

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Cemaden informa que o período chuvoso, entre abril e julho deste ano, apresentou déficit pluviométrico, agravado no mês de agosto, com acumulados de chuva inferiores a 60 milímetros nos municípios da maior parte do Nordeste.

A conclusão, pelos dados expostos no documento do órgão – ‘Relatório da Seca no Semiárido Brasileiro e Impactos’ – é a de que “há poucas chances de reversão do quadro crítico nos municípios impactados pela seca nesses estados”.

O estudo diz ainda que hoje já totalizam 9 milhões de hectares as áreas  atingidas pela seca no Nordeste, quando consideradas, também, as regiões cujo calendário de plantio se estende até o mês de julho e que o ciclo fenológico pode ainda estar curso (caso dos municípios inseridos no estado de Alagoas, região leste da Bahia, Pernambuco e Sergipe).

De acordo com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a região semiárida nordestina compreende uma área de 969,5 km², com 1.133 municípios e aproximadamente 28 milhões de habitantes. Já a Paraíba tem 170 dos seus 223 municípios no semiárido, formando uma área seca de 48,7 mil km2.

(Com Portal Brasil e MCTIC)

POSTAGENS RELACIONADAS

Escassez de chuvas deve se agravar nos próximos dois meses...
4/ 5
Oleh