Secretário de Segurança avalia que PB terá redução no número de homicídios em 2016...


O secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, informou que o estado já apresenta uma redução acumulada de 9% nos casos de homicídios até agosto de 2016. De acordo com a estimativa do auxiliar do governador Ricardo Coutinho (PSB), o número de assassinatos não deve ultrapassar dos 1.400 neste ano, em contrapartida aos 1.680 casos registrados em 2011, quando a média crescia 25% ao ano.

“A realidade é que nós estamos no quinto ano com redução de homicídios, mas não notamos essa sensação de segurança porque o problema da violência não é só o homicídio”, destacou. O secretário falou que a violência é eleita pela ONU como o maior bem jurídico a ser protegido e que o Estado vem sendo penalizado por fazer a coisa com o maior critério possível porque contabiliza os casos de um jeito que os outros estados não aceitam.

No caso paraibano, o número de homicídios é contabilizado por caso. “São Paulo conta os homicídios por ocorrência e sofre muitas críticas por isso. Nós não temos essa problemática porque a nossa metodologia foi pensada dentro de um Sistema Único de Segurança em todo o país”.

O secretário também opinou sobre a possibilidade de armamento da Guarda Municipal e avaliou que a questão é “perfeitamente possível”. “A Guarda Municipal pode fazer um papel mais ostensivo, inclusive armado, mas vai depender da capacidade dos municípios de treiná-los”, disse Cláudio Lima, lembrando que o problema da violência passa pelos roubos, especialmente aos bancos. Ele aproveitou para cobrar a aplicação das leis que exigem que as instituições financeiras melhorem a segurança.

Blog do Gordinho

POSTAGENS RELACIONADAS

Secretário de Segurança avalia que PB terá redução no número de homicídios em 2016...
4/ 5
Oleh