Conceição: Crime ambiental: Moradores reclamam de lixão na comunidade Timbaúba...


Moradores da comunidade Timbaúba, localizada na zona rural de Conceição, está revoltada com o crime ambiental que vem ocorrendo na localidade. Quem vem praticando eles ainda não sabem, mas é grande o acúmulo de lixo, que está sendo colocado por todos os lugares, comprometendo as águas do açude Roçado, que fica abaixo da Timbaúba.

De acordo com o sargento Everaldo, mais conhecido como “Vêra”, todas as semanas estão despejando grandes quantidades de lixo no local. Segundo ele, o mais preocupante é que dentro do lixo depositado no local existe até produto tóxico como mostra a foto, abaixo de uma espécie de inseticida.


O depósito clandestino de lixo no local já existe há pelo menos 2 anos, segundo informou os moradores da comunidade, que registraram tudo em fotos e irão procurar o Ministério Público para pedir solução para o problema.

O que vem ocorrendo na comunidade é uma descarga de lixo sobre o solo, sem nenhum tipo de medida de proteção da qualidade do solo, das águas e do ar, e tampouco da saúde e o bem-estar da população.

Em 1981, quando o Brasil aprovou sua primeira política de meio ambiente, já estava definido que lixões são fonte de poluição e, portanto, deveriam ser fechados e substituídos por aterros sanitários e reciclagem. Mais de 15 anos depois, a lei que definia os crimes ambientais tipificou lixão como crime. Mas nada foi feito e ninguém foi responsabilizado. Em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos colocou um prazo final: agosto de 2014.

Fonte: Por Gilberto Angelo


POSTAGENS RELACIONADAS

Conceição: Crime ambiental: Moradores reclamam de lixão na comunidade Timbaúba...
4/ 5
Oleh