Cronograma de obra da transposição do São Francisco na PB é divulgado...


cronograma de execução e conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco, nos municípios do Agreste e Cariri paraibano, entre Monteiro e Cabaceiras, foi apresentado  ao Ministério Público da Paraíba. A divulgação ocorreu em reunião técnica do Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.

Entre as obras que deverão ser executadas estão o esgotamento sanitário, construção de estações elevatórias e limpeza do Rio Paraíba. As Promotorias de Justiça da região vão instaurar procedimentos administrativos para acompanhamento das obras, em especial as que serão executadas em Monteiro.

De acordo com a Cagepa, será construída uma estação elevatória em Monteiro, com obra para ser iniciada em 75 dias. Além de encaminhar as planilhas ao MPPB, o órgão também deve enviar os 54 projetos de esgotamento sanitário para os municípios. De acordo com a Cagepa, desses projetos, 11 estão sendo realizados em conjunto pela Cagepa e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), nove diretamente pela Cagepa (estando na fase de licitação), e 34 diretamente pela Funasa.

A prefeitura de Monteiro informou que também está construindo uma estação elevatória, que deverá ficar pronta em 120 dias, e dois lagos coletores de esgoto. A prefeitura também se comprometeu a identificar as ligações clandestinas de esgoto no canal pluvial no prazo de 30 dias, e, em 60 dias, iniciar a obstrução delas.

Em relação à limpeza do Rio Paraíba, de acordo com o MPPB já foram realizadas a licitação das máquinas, equipamentos e topógrafos e que as ações devem começar no dia 13 de novembro com perspectiva de término no dia 15 de fevereiro de 2017. Será feita a limpeza do rio no trecho de 130 quilômetros entre Monteiro e Cabaceiras.

Já o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) vai executar obras nos açudes de Poções, no valor de R$ 21 milhões, e Camalaú, orçado em R$ 6 milhões, para passagem da água até o Rio Paraíba. A ordem de serviço será assinada em novembro e a obra deve ficar pronta até abril de 2017.


OBlogDePiancó

POSTAGENS RELACIONADAS

Cronograma de obra da transposição do São Francisco na PB é divulgado...
4/ 5
Oleh