Em arbitral, Paraibano 2017 é aprovado com fórmula modificada e 22 datas...


Depois de muitos conflitos na temporada 2016, a FPF juntamente com os representantes dos dez clubes da primeira divisão do Campeonato Paraibano, decidiram em conjunto mudar a atual fórmula de disputa do certame, que vai ganhar nova cara em 2017. A decisão foi tomada durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, (14), na sede da entidade.

Ficou decidido por unanimidade que a competição vai ter uma primeira fase em que os 10 clubes participantes vão jogar contra si em turno e returno e depois os quatro primeiros colocados vão se enfrentar em semifinais e finais, também em jogos de ida e volta. Os confrontos serão definidos conforme o tradicional cruzamento olímpico: 1º x 4º e 2º x 3º. A final será igualmente pelejada em dois jogos, deixando a competição com 22 datas no total. Ao término da primeira fase, os dois últimos colocados estarão rebaixados.

O início da competição previsto para o dia 15 de janeiro. O que gera o primeiro problema: Não concilia com o calendário estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o documento da entidade nacional, os estaduais têm que acontecer entre 29 de janeiro e 30 de abril e tem que ter até 18 datas.

De acordo com o Presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, alguns presidentes de federações nordestinas se reuniram e requereram conjuntamente à CBF que os estados, dentro de suas necessidades, possam iniciar a competição do ano que vem um pouco mais cedo.

Independente disto, o fato é que todos os dez clubes aprovaram a mudança de regulamento, algo que seria necessário para que a fórmula deste ano fosse mudada, já que sem unanimidade um regulamento só pode ser mudado depois de dois anos.

Uma segunda reunião ainda vai ser marcada com o objetivo de definir a tabela de jogos e ainda os detalhes do regulamento.

Da Redação

POSTAGENS RELACIONADAS

Em arbitral, Paraibano 2017 é aprovado com fórmula modificada e 22 datas...
4/ 5
Oleh