Evento reúne vaqueiros em Patos em defesa da vaquejada...


Mais de mil vaqueiros e amantes da Vaquejada, atividade genuinamente nordestina, realizaram na cidade de Patos, um grande evento em defesa da prática. a Cavalgada contou com a participação de diversos municípios da região polarizada por Patos, a exemplo de Cacimba de Areia, São Mamede, São José de Espinharas e municípios do Vale do Piancó, como Itaporanga e Ibiara.

De acordo com o deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) o momento é de apoio aos eventos de vaquejada e ampliação do debate sobre os direitos dos animais e a cultura nordestina. “Um esporte que surgiu no Nordeste, que gera renda e emprego e fortalece o  vínculo do sertanejo com a terra, não pode ser exterminada de cima pra baixo, por meio de uma jurisprudência que venha a proibir a regulamentação da atividade”, disse.

O parlamentar reiterou que os cuidados com os animais também devem ser prioritários. “É preciso reconhecer essa expressão cultural, ao mesmo tempo em que é urgente criar mecanismos de fiscalização dos eventos que ainda funcionam de maneira irregular. É necessário que se estabeleçam critérios e sejam criadas regras que protejam os animais. Em grande medida essa proteção já contece, mas precisamos ampliar esses cuidados”, afirmou.

Para o advogado Phillip Palmeira, praticante de vaquejada, o apoio de Hugo Motta e de toda a classe política é fundamental. “Recebemos de braços abertos e parabenizamos a todos os políticos que se engajaram, a exemplo do senador Raimundo Lira, Cássio Cunha Lima, do deputado estadual Dinaldinho e do deputado Hugo Motta. Nós estamos com eles e eles com a gente. A luta é para aprovar a PEC que vai regulamentar a vaquejada e garantir o emprego de milhares de famílias pelo Brasil”, destacou.

Hugo Motta afirmou ainda que diversos mecanismos de defesa dos animais já estão em vigor nos eventos. “A proteção da cauda do animal, impedindo a mutilação, a camada de areia de em média 60 cm que amortece a derrubada do boi, não causando danos, nem ferimentos aos animais,  e a proibição do uso de esporas por parte do vaqueiro, já existem em diversos eventos elo Brasil”, concluiu. Segundo a Associação Brasileira de Vaquejada, os vaqueiros que não cumprem as regras de proteção aos animais são eliminados e impedidos de participar dos eventos.

Em manifesto a favor da vaquejada, os vaqueiros do estado do Ceará afirmam que o município de Brejo do Santo tem como um dos principais meios de arrecadação os eventos realizados na cidade. Já o município de Cachoeirinha-PE,  tem sua economia “quase que exclusivamente voltada para a fabricação e comércio do artesanato em couro e aço, comercializados para vaqueiros de todo o país".

Hugo Mota

POSTAGENS RELACIONADAS

Evento reúne vaqueiros em Patos em defesa da vaquejada...
4/ 5
Oleh