Justiça inocenta Rachel Sheherazade por apoiar linchamento...


A Justiça Federal inocentou a jornalista Rachel Sheherazade da ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o SBT por comentários da paraibana no "SBT Brasil" em fevereiro de 2014.

Rachel considerou um ato de “legítima defesa” da população reportagem da emissora que mostrava um adolescente suspeito de ter cometidos roubos no Rio sendo agredido por populares enquanto estava acorrentado a um poste.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão entrou com uma ação contra a emissora por causa de declarações da âncora logo após a exibição de uma reportagem.

As declarações viraram alvo do Ministério Público, que considerou impróprio o uso de uma emissora de TV para propagar a violência e a ofensa do direito de defesa do cidadão. O MP considerou que a veiculação dos comentários violou o princípio da dignidade da pessoa humana e direitos da criança e do adolescente, além de estimular a tortura e a justiça com as próprias mãos.

O comentário gerou revolta em algumas pessoas, mas Sheherazade também recebeu o apoio de muita gente na época, que considera correta a atitude da população de acorrentar e bater em uma suposto assaltante.

“Em um país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 000 habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia, desmoralizada, a Justiça, falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro”, disse Rachel, que chamou o rapaz, com 15 anos na época, de 'marginalzinho'.

O juiz alegou na sentença que “embora em regra o exercício dos direitos fundamentais tenha limites jurídicos (incluindo a liberdade jornalística), o sistema jurídico assegura o direito de manifestação dos intolerantes e, com isso, exige dos demais o dever de tolerância com os intolerantes”.

ClickPB

POSTAGENS RELACIONADAS

Justiça inocenta Rachel Sheherazade por apoiar linchamento...
4/ 5
Oleh