Banho na água da transposição do São Francisco pode acabar em tragédia; entenda...


Depois da chegada da água do Rio São Francisco aos reservatórios contemplados pela transposição, tornou-se comum os moradores das regiões beneficiadas tomarem banho e aproveitarem o espaço para se divertir, sem atentarem para os riscos que estão correndo em utilizarem uma área imprópria. Os perigos são os mais variados e vão desde quedas até afogamentos e o que é considerado uma diversão pode acabar se transformando em tragédia.
Em Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km de João Pessoa, por exemplo, o banho nos reservatórios da transposição se tornou hábito popular e ocorrem à vista de todos, inclusive das autoridades. Segundo apurou o Correio Online, no local não há sinalização sobre as áreas mais perigosas e nem placas informando sobre a possibilidade de redemoinhos que puxem os banhistas para o fundo do rio, sem a chance de socorro em tempo hábil. Em toda a extensão, apenas uma placa é vista e indicando o perigo para quedas, porém não para afogamentos.

O Ministério da Integração Nacional garante que está providenciando uma campanha para alertar aos moradores, a exemplo do que, segundo a assessoria do órgão, está sendo feito em Pernambuco. Enquanto isso não acontece, os banhistas continuam aproveitando a água do São Francisco sem preocupações com as consequências arriscadas do ato.

E o alerta para os riscos que essas pessoas estão correndo vem da autoridade máxima no assunto, o Corpo de Bombeiros, que recomenda que os canais da transposição do Velho Chico não sejam usados para banho.
"A orientação que o Corpo de Bombeiros passa ao cidadão é que não utilize de forma alguma esses canais para divertimentos e banhos, pois, além de afogamento, a correnteza pode trazer objetos que originem outros acidentes, como pedaços de metal, etc", informou o tenente-coronel Joelson Macena.

Campanha do Ministério

O Ministério da Integração Nacional está realizando campanhas de conscientização para alertar a população sobre os riscos de nadar nos canais e reservatórios do projeto de Integração do Rio São Francisco, pois a correnteza e a possibilidade de acontecerem redemoinhos são muito grandes.

"Inicialmente, o alerta foi feito aos moradores dos municípios pernambucanos de Sertânia, Custódia e Floresta por meio de rádios e carro de som e, com a chegada das águas na Paraíba, a campanha será ampliada para o estado", informou a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional.

Em Pernambuco, o Ministério da Integração realizou uma parceria com a Polícia Militar para conter as pessoas que eventualmente queiram usar os canais e reservatórios para tomar banho e também fará essa parceria com a Polícia Militar paraibana.

Fonte: Portal Correio

POSTAGENS RELACIONADAS

Banho na água da transposição do São Francisco pode acabar em tragédia; entenda...
4/ 5
Oleh