ANA autoriza abertura das comportas de importante açude do Vale do Piancó; sociedade se mobiliza...


Agência Nacional da Água – ANA – autorizou abertura das comportas do Açude de Coremas na tarde desta quinta-feira (18).

A informação foi encaminhada pelo Coordenador do DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes Batista ao Secretario do Meio Ambiente, e Recursos Hídricos de Coremas, José Albertino.

O comunicado revoltou a população de Coremas que vem passando a maior escassez de água dos últimos 70 anos. O Açude Estevam Marinho praticamente secou. Com as últimas chuvas, chegou ao seu volume de 42,7 milhões de m³ o que representa 20% da carga máxima.

A Prefeita do Município, Chaguinha de Edilson, já se reuniu com a Câmara de Vereadores, e outras Entidades de Classe para se mobilizar junto aos órgãos competentes para que essa água não seja liberada, pelo fato do açude Estevão Marinho estar em estado critico.

As informações da ANA

Reforço que ficou deliberado na última reunião ordinária do Comitê dias 06 e 07 deste mês em Açu, que será realizados um plano de operação do sistema Mãe Dágua-Coremas no final do inverno!

Esse plano será apresentado em reunião extraordinária em São Bento-PB conforme solicitação de Josué e aprovação da plenária do comitê!

Até o final do inverno deverá ser acompanhado sistematicamente pelo escritório da bacia as condições de captação de água em São Bento e na adutora Coremas-Sabugi. 

Essa ação é necessário para aumentar o volume de dágua para atender a população da PB, em torno de 300 mil pessoas em 26 municípios! 

É bom lembrar que o volume morto de Coremas é de 15 milhões de m3. Este fato garante água pra cidade de Coremas sem causar colapso no abastecimento, independente da abertura da comporta para partilhar a água com irmãos da PB. 

Essa água não será utilizada para irrigação! 

As cidades do RN serão abastecidas emergencialmente pela adutora da Serra de Santana! Portanto, essa não chegará no RN!

Comunicado enviado ao Secretario do Meio Ambiente, e Recursos Hídricos de Coremas, José Albertino na tarde desta quinta-feira (18)

Segue comunicado da ANASetor de Regulação, através de Rodrigo Flexa e Wesley Gabriel para os Senhores Alberto Gomes Batista (Coordenador DNOCS-Paraíba) e Tarcísio Vieira (CHESF).

Conforme entendimentos com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA, o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte - IGARN e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó – Piranhas – Açu – CBH-PPA, em razão da atual situação de armazenamento de água dos reservatórios Coremas e Mãe D’Água, a perenização dos rios Piancó e Piranhas passará a ser realizada por descarga do reservatório Curema.

Dessa forma, solicitamos que às 14h00 do dia 18/04/2017, a válvula dispersora do by pass da Unidade Geradora 02 da Usina Coremas seja aberta de forma que a vazão difluente para o rio Piancó seja igual a 0,5 m³/s (500 L/s).

Informamos que a PROJECTE, empresa contratada pela ANA para prestação de serviços técnicos de apoio à gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, deverá acompanhar a manobra e medir a vazão defluente resultante por meio de equipamento ultrassônico.
Assim que a defluência de 0,5 m³/s (500 L/s) do açude Coremas resultar em aumento de vazão na estação fluviométrica Pau Ferrado, situada aproximadamente 8 km a jusante da barragem do reservatório Coremas, será programada a interrupção da descarga do reservatório Mãe D’Água para o rio Aguiar.

Estima-se que o tempo de trânsito do açude Coremas para a estação fluviométrica Pau Ferrado seja inferior a 48 h.

Fonte: Repórter PB

POSTAGENS RELACIONADAS

ANA autoriza abertura das comportas de importante açude do Vale do Piancó; sociedade se mobiliza...
4/ 5
Oleh