Agricultor espera lucrar até 30 mil reais com plantio de mamão papaia, no Vale do Piancó; saiba mais...


O produtor rural, Sebastião Ferreira de Oliveira, proprietário do sítio Umbuzeiro, que fica localizado no município de Santa Inês, está colhendo a safra de um plantio de mamão papaia e espera ter um grande lucro com a safra.

Ao todo, o agricultor tem mil pés de mamão plantados e espera colher cerca de 3 mil caixas da fruta. O preço do mercado no momento, gira em torno de 10 a 12 reais a caixa em atacado. Toda a produção do agricultor é revendida para comerciantes e verdureiros em toda a região do Vale do Piancó.
No período da seca o agricultor furou 5 poços artesianos na propriedade, que outras lavouras, que também são revendidas em atacado para toda a região.


O mamoeiro é uma planta precoce, com início de florescimento e frutificação entre quatro e cinco meses após o plantio. Aqui no sítio produtividade do mamão se estende por no máximo duas colheita no mesmo local.

O mamão é um fruto muito perecível e apresenta elevado nível de perda na fase pós-colheita, atribuída principalmente aos danos mecânicos provenientes de atrito e/ou compressão. Os danos ocorrem devido ao manuseio inadequado dos frutos, assim como no transporte destes.

Benefícios surpreendentes do mamão papaia para a beleza e a saúde

Assim como todas as frutas, o mamão papaia (ou papaya) é rico em macro e micronutrientes, como vitaminas, sais minerais, fibras, e carboidratos, sendo inclusive considerado uma planta medicinal, por conter substâncias bio-ativas terapêuticas estudadas e utilizadas há muito tempo como tratamento para diversas condições orgânicas.
Entre seus muitos benefícios, pode-se apontar o fato de ser uma fonte riquíssima de vitamina C – o mamão papaia possui 10 vezes mais vitamina C que a laranja. Ainda, é rico em vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, além de conter betacarotenos, serotonina, carpaína e papaína, uma enzima digestiva que ajuda a regulação de desordens digestivas, além de ter propriedades anti-inflamatórias.

A carpaína, também presente no mamão papaia, é um alcaloide que facilita a digestão de carne e outros alimentos pesados. Ao mesmo tempo, a grande quantidade de fibras solúveis presentes no mamão ajuda a reduzir o colesterol, enquanto o betacaroteno combate os radicais livres – retardando o processo de envelhecimento. E, o melhor, tudo isso com apenas 39 calorias a cada 100 gramas!

Além de ser usado na alimentação, o mamão também é muito utilizado em estética, em cremes, máscaras, xampus, etc. A seguir, descubra de que formas ele pode ser um grande aliado da beleza.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

POSTAGENS RELACIONADAS

Agricultor espera lucrar até 30 mil reais com plantio de mamão papaia, no Vale do Piancó; saiba mais...
4/ 5
Oleh