Saúde: Marcas vermelhas nos braços? Veja o que pode ser...


Já ouviu falar de keratosis pilaris, ou queratose pilar? Os nomes podem até ser pouco conhecidos, mas pequenas manchas vermelhas na parte superior dos braços são realidade para muita gente. Popularmente conhecidas como ‘pele de galinha’, essas manchas incomodam boa parte de quem as possuem.

Apesar de passar a impressão de que se tem espinhas constantes nessa região, especialistas garantem que não há qualquer motivo de preocupação. Esta é uma condição bastante comum e inofensiva - além de não ser contagiosa.

De forma geral, segundo o jornal The Mirror, a pele tende a melhorar no verão e a piorar nos meses de inverno, quando a pele fica mais seca.

O mais comum é que esta irritação surja na parte superior dos braços, mas, por vezes, também pode surgir nas nádegas e na frente das coxas. É ainda menos frequente nos antebraços e na parte superior das costas, embora possa acontecer.

"Também existem variantes raras de queratose pilar que podem afetar as sobrancelhas, o rosto e o couro cabeludo, ou todo o corpo", como destaca o NHS - sistema nacional de saúde britânico.

Mas o que é que provoca esta condição? Bem, pode ‘culpar’ os seus pais, uma vez que a queratose pilar é hereditária e ocorre quando se acumula muita queratina nos folículos capilares da pele. Isto faz com que pele fique mais grossa e com os folículos bloqueados vermelhos e ásperos, dando uma aparência irregular à pele.

E como é que se trata? Deve falar com o seu médico de família ou dermatologista para que ele aconselhe o tratamento ideal. Porém, algumas atitudes podem ajudar: esfoliar a pele com um produto suave; usar produtos de limpeza sem sabão; preferir banhos de água morna em vez de quente; e hidratar generosamente a pele quando esta está seca.

Fonte: Noticias ao Minuto

POSTAGENS RELACIONADAS

Saúde: Marcas vermelhas nos braços? Veja o que pode ser...
4/ 5
Oleh