Bombeiros fazem treinamento de resgate em altura no Sertão da Paraíba...


Os alunos do Curso de Especialização em Salvamento em Altura (Cesalt), do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, estiveram, de 17 a 20 de outubro, no Sertão. O objetivo foi participar de instruções práticas em pontes e montanhas da região.

Ainda no primeiro dia, os bombeiros passaram por uma ponte localizada na cidade de Pombal, onde realizaram um treinamento sobre resgate. Na atividade, foram testadas habilidades dos alunos – como precisão, concentração, agilidade e atitude.

No dia seguinte, o curso se deslocou para a cidade de Patos, onde houve instruções em locais da Região Metropolitana – a exemplo da ponte férrea no município de Salgadinho. Conforme informações da coordenação do curso, na área foi simulado o resgate de vítimas em local de difícil acesso, utilizando técnicas de tirolesa e ‘tripé pescante’, já que a ponte possui uma altura de 45 metros.


A última etapa da viagem ocorreu em Picotes, um ‘inselberg’, que consiste em uma formação rochosa característica da região. O objetivo era simular uma operação de resgate a uma possível vítima que se acidentou no ambiente, não conseguindo retornar sozinha. O lugar é bastante frequentado por esportistas que praticam escalada.

“Em se tratando de um curso de especialização, é interessante conhecer novas formas geográficas e novos desafios – tanto no meio urbano quanto no meio rural. O ambiente do Sertão foi propício para essa nova experiência, pois permitiu uma maior abrangência do Estado da Paraíba e preparou os futuros especialistas para as diversas e possíveis ocorrências que os mesmos podem se deparar em diferentes localidades”, destacou o coordenador disciplinar do curso, tenente Celso Araújo.


O Curso – O Cesalt, que conta atualmente com oito alunos, sendo sete do CBMPB e um do Corpo de Bombeiros do Ceará, tem formatura prevista para o dia 27 deste mês. A qualificação engloba as seguintes disciplinas: introdução ao salvamento em altura, técnicas de salvamento em altura, operações verticalizadas em diferentes planos, operações de resgate I e II, salvamentos diversos.



Fonte: Radar Sertanejo


POSTAGENS RELACIONADAS

Bombeiros fazem treinamento de resgate em altura no Sertão da Paraíba...
4/ 5
Oleh