Agricultor dribla a dificuldade por água e espera boa colheita de maracujá, no Vale do Piancó...


O plantio de maracujá fica no sitio Maxixe, localizado a cerca de 3 quilômetros do centro de Conceição. Por enquanto a produção ainda está ‘sendo tímida’, mas todos os dias o agricultor vai ao plantio colher os frutos, que caem dos pés, assim que ficam maduros. Aliás esse é o segredo de se fazer uma boa colheita e colher frutos de boa qualidade.

Atualmente a caixa do maracujá está sendo vendida no comércio local a 30 reais. Segundo o agricultor pela quantidade de pés o ideal seria a retirada de 10 caixas diariamente, mas devido a seca e dificuldade para aguar o plantio, a colheita está abaixo de esperado.

Para baratear a produção Francisco de Sousa usa pouco adubo industrial. Ele utiliza o esterco de gado, que além não ter custo financeiro é muito bom para melhoramento do solo.

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. A cultura do maracujá está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá.

O maracujá é uma planta tropical, que não tolera geadas ou ventos frios, desenvolvendo melhor em temperaturas ao redor de 25ºC. Trata-se de planta que cresce durante o ano todo, a não ser num período pequeno de inverno.


Exige uma boa e bem distribuída quantidade de chuvas. Regiões sujeitas as chuvas intensas e freqüentes não são favoráveis, visto que a polinização das flores será dificultada e as pragas e doenças serão combatidas com maior dificuldade. Da mesma maneira, regiões sujeitas a períodos de seca prolongada, o desenvolvimento da planta fica prejudicado, assim como sua frutificação.

Como Plantar Maracujá: Época de plantio

Fazer a semeadura no período de julho a agosto, diretamente em recipientes individuais (laminados ou sacos plásticos), colocando-se 3 a 4 sementes por recipientes. Após 20 dias de germinação fazer o desbaste, deixando-se uma muda por recipiente. Transplantar as mudas após 60 a 80 dias, com 20 a 25 cm de altura, para o local definitivo, irrigando-as abundantemente, até o perfeito pegamento.

Acompanhe a reportagem 



Como Plantar Maracujá: Espaçamento

4 x 2m ou 3 x 2 m. Com esses espaçamentos poderemos ter em média de 900 a 1.500 plantas por hectare. As covas devem ser de 30 x 30 x 30cm.

Como Plantar Maracujá: Plantio

Através do solo fazer as devidas correções da acidez do solo. Cada cova deverá receber 20 dias antes do plantio o seguinte:

3 a 4 litros de esterco de galinha curtido;
500 gramas de calcário dolomítico;
200 gramas de superfosfato simples;
100 gramas de cloreto de potássio.



Fonte: Vale do Piancó Notícias

POSTAGENS RELACIONADAS

Agricultor dribla a dificuldade por água e espera boa colheita de maracujá, no Vale do Piancó...
4/ 5
Oleh