Deputado estadual comemora ações do DNOCS na barragem de Coremas, no Vale do Piancó; saiba mais...


O deputado estadual Branco Mendes se mostrou satisfeito com o início das ações do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), na recuperação das paredes do complexo Coremas Mãe D’água, que apresentavam rachaduras e preocupava a população. Há cerca de um mês, o parlamentar encaminhou ao Dnocs um requerimento relatando a situação e solicitando medidas urgentes para recuperar as paredes da barragem e sua solicitação foi atendida. O registro foi divulgado nesta quarta-feira (8), da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Deputado estadual Branco Mendes.

“Ocupei a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje, assim como fiz meses atrás, para tratar da Barragem Coremas / Mãe D’Água. Na primeira ocasião apresentei requerimento ao DNOCS para a realização de inspeção no manancial, atendendo ao apelo do amigo Lucrenato Jr e dos vereadores Galeguinho e Chico Mamede. Desta vez, a motivação foi o sentimento de gratidão pelo início das obras de recuperação das paredes da barragem, onde serão investidos cerca de R$ 16 milhões. Graças a Deus o dinheiro foi liberado e as obras estão a todo vapor e em ritmo acelerado. Agora, é pedir a Deus que mande chuvas para a gente ver a barragem e o açude com água”, comentou Branco Mendes.

O Dnocs, órgão responsável pela manutenção da barragem, informou que a última vez que o açude passou por uma manutenção foi na década de 90 e que agora que o reservatório alcançou o nível mais baixo da história foi possível perceber essas rachaduras, por isso, uma nova manutenção está sendo realizada.

“O açude de Coremas está praticamente vazio. A situação é muito crítica. Vamos pedir a deus que no próximo ano mande chuvas para que a barragem e o açude voltem a sua totalidade do armazenamento. Uma situação crítica no nosso sertão, cidades inteiras sem água. Na cidade de Emas, não tem uma gota de água. Estamos acompanhando junto a Cagepa a liberação dos recursos para o início da obra de adutora do açude de Catingueira, para que a população receba água. O nosso sertão está passando por um momento de dificuldade, quase todos os reservatórios estão praticamente zero de água. Os carros pipas não estão dando vencimento, mas somente as bênçãos de Deus para sanar essa dificuldade”, comentou o deputado Branco Mendes.

Fonte: Portal do Litoral

POSTAGENS RELACIONADAS

Deputado estadual comemora ações do DNOCS na barragem de Coremas, no Vale do Piancó; saiba mais...
4/ 5
Oleh