Nova Técnica de Plantio de Palma é ensinada aos Agricultores de cidade do Vale do Piancó; vídeo...


Um curso intensivo sobre o plantio de palmas aconteceu na zona rural de Conceição, de 06 11 de novembro. O curso foi para duas turmas de alunos, com 34 agricultores da região dos Distritos de Mata Grande e Monte Videl.

O curso foi realizado pela Prefeitura de Conceição, em parceria com o SENAR, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que teve como instrutor o professor Dário Medeiros Bezerra, que é engenheiro agrônomo.

O curso foi realizado tanto em sala de aula, nas dependências da Escola Hozano Miguel de Sousa, no Distrito de Mata Grande, e em aulas práticas, no sítio Arraial, nas terras de dois produtores rurais que fizeram o curso.


Nas aulas práticas foram colocada de forma dinâmica aquilo que foi ensinada nas aulas teóricas, tirando dúvidas com os agricultores e discutindo todas as questões que iam surgindo ao longo do curso.

Foram preparadas duas sementeiras de plantio de palmas. Cada produtor rural terá a oportunidade de ter em 12 meses após o plantio cerca de 11 mil raquetes, seguindo as recomendações técnicas para o cultivo adensado de palma.




As 11 mil raquetes da aula prática foram doadas pela Fazenda Cacimba Noca, onde o Instituto Nacional do Semiárido implantou um campo experimental de palma adensada.

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Conceição e os Agentes de Desenvolvimento Rural de Conceição, irão fazer a assistência técnica ao Projeto Sementeira de Palma, no Município de Conceição, para os agricultores que receberam a doação da palma e participaram desde curso.

A ideia proposta pelos agricultores foi que seja feita um dia de campo nas terras dos dois produtores que fizeram as sementeiras no curso. Com isto, a técnica será replicada e disseminada aos produtores que não conhecem a técnica.

A reportagem acompanhou de perto todo o curso e conversou com os agricultores que participaram do curso, bem como os organizadores. Vejamos:



Fonte: Conceição Verdade


POSTAGENS RELACIONADAS

Nova Técnica de Plantio de Palma é ensinada aos Agricultores de cidade do Vale do Piancó; vídeo...
4/ 5
Oleh