Piancó pode se tornar a cidade mais arborizada do Vale; saiba porque...


A cidade de Piancó tem uma área territorial é de 564 km² e está localizado na microrregião de Piancó, destaca-se por ser o marco da Coluna Prestes e o lugar onde tombou o corpo do maior bandeirante/sertanista de todos os tempos; Domingos Jorge Velho, o paulista que desafiou os limites dos perigosos e selvagens sertões sul-americanos muito antes de haver as marchas para o oeste em qualquer uma das Américas. 

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. E mesmo com a seca e as constantes e inconsequentes falta de chuvas (sem água para consumo humano e animal), a cidade ainda preserva as árvores nas ruas e nos quintais da cidade, bem como em boa parte da zona rural. O cidadão local não consegue deixar sua árvore ficar sem água e essa responsabilidade faz com que Piancó hoje se destaque como sendo uma das cidade do Vale do Piancó, com um dos maiores índices de árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega "xero", seco e "philo", amigo). 

A acácia tende a crescer em áreas onde as temperaturas variam de 0 a 50 graus Celsius, e a precipitação é em qualquer lugar desde cerca de 100-1.000 mm (3,9-39,4 em) por ano. A planta é conhecida a tolerar alta alcalinidade, seca, altas temperaturas, solos arenosos e pedregosos, superfícies de enraizamento fortemente inclinadas, e jateamento de areia. Também, as plantas com mais de 2 anos foram observadas como sendo um pouco resistentes à geada.

A Diretoria Municipal do Meio Ambiente pode dar atenção especial à distribuição gratuita de mudas aos cidadãos piancoenses que queiram se responsabilizar em cuidar de uma árvore de fronte a sua casa, ou de plantas frutíferas. Além da planta, também pode ser disponibilizada uma Cartilha de Arborização Urbana, onde são dadas orientações de como plantar e cuidar corretamente.

Com as árvores já existente na cidade, basta que a prefeitura faça parcerias com órgãos ambientais e consiga a doação de árvores para o cidadão, bem como para as praças.Piancó continuará a ser uma das cidades mais verdes do Estado, a exemplo de João Pessoa.



Fonte: O Blog de Piancó

POSTAGENS RELACIONADAS

Piancó pode se tornar a cidade mais arborizada do Vale; saiba porque...
4/ 5
Oleh