Com a nova sede do SAMU-Regional 192 em Piancó, população espera que chamadas sejam gravadas...


“Para sua segurança esta ligação estará sendo gravada”. Quem costuma ligar para serviços de SAC de grandes empresas já está acostumado com esta frase e acaba não percebendo a importância do seu significado. Além da segurança, um sistema de gravação de chamadas tem uma série de outros benefícios. 

A gravação de chamadas até pouco tempo estava restrita a call centers e grandes empresas, devido ao seu alto custo de implantação. Com o advento das plataformas de comunicação IP baseadas em código livre, este recurso deixou de ser um item de luxo e passou a ser uma funcionalidade do sistema. Pequenas e médias empresas já estão se beneficiando das vantagens de registrar tudo o que ocorre em suas ligações.

Os arquivos de gravação de chamadas podem também ser utilizados em treinamentos internos. Exemplos de atendimentos, resoluções de problemas e argumentações podem servir de aprendizado para novos funcionários. Feedbacks positivos de clientes podem ser apresentados em reuniões comerciais e aprimoramento dos canais de atendimento.


Na cidade de Patos, região das Espinharas, o SAMU já faz as gravações das chamadas. Em Piancó não há esse serviço, o que evitaria os trotes e serviria para o aprendizado dos funcionários com relação a atendimento positivos e aprimoramentos. De acordo com a PORTARIA Nº 2.657, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2004, DIMENSIONAMENTO TÉCNICO PARA A ESTRUTURAÇÃO FÍSICA DAS CENTRAIS DE REGULAÇÃO MÉDICA DE URGÊNCIAS – CENTRAIS SAMU-192, ALÍNEAS: g) sistema de gravação digital contínua para registro de toda a comunicação efetuada por telefone e rádio, com acesso protegido, permitido apenas às pessoas autorizadas pela Coordenação do Serviço; e h) sistema de gestão informatizado para arquivamento dos registros gerados pela regulação.

De janeiro a outubro de 2015 a central responsável pelo atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu quase 12 milhões de ligações em todo o país, mas 6,8 milhões, mais da metade das chamadas recebidas, não eram destinadas ao serviço. Por isso, é importante em quais situações devemos acionar este serviço.

O SAMU 192 está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.


Fonte: O blog de Piancó

POSTAGENS RELACIONADAS

Com a nova sede do SAMU-Regional 192 em Piancó, população espera que chamadas sejam gravadas...
4/ 5
Oleh