Energia solar e irrigação tem garantido produção de polpa de frutas no Sertão; confira...


Um produtor rural de Água Branca, no Sertão da Paraíba, tem mudado a paisagem do local e garantido emprego e renda apenas se utilizando das técnicas certas.

Genildo Vieira, tem 65 anos. Ele tem uma produção de polpas de frutas na propriedade, e para poder garantir a continuidade do negócio em uma terra seca e quente, ele utiliza a técnica de irrigação por gotejamento.

Em quanto muitos esperam pela chuva para poder plantar, a propriedade de Genildo é irrigada o ano inteiro. A água, retirada de poços, é salgada, mas para garantir uma melhor qualidade do líquido para a irrigação, é usado esterco de animais em torno da planta, para ajudar a filtrar a água.

Na propriedade de mais de 60 hectares, o produtor cultiva frutas. São 600 pés de mangas, 280 de goiabas, 200 de acerola e 5 mil pés de maracujá. Quanto termina uma colheita, se inicia outra e isso tem gerado emprego e renda para muitos agricultores da localidade.

Depois de colhidas, as frutas são processadas e transformadas em polpas e armazenadas em duas câmaras frias com capacidade para 40 toneladas de produtos.

Só que para manter essa produção, o custo estava saindo muito caro. A conta de energia superava os R$ 2 mil mensais, foi então que seu Genildo decidiu instalar placas de energia solar no telhado da casa. A ideia tem garantido energia desde a irrigação da planta, até a parte de condicionamento das polpas, graças ao sol do Sertão.

Ele investiu algo em torno de R$ 32 mil e diz que tem valido a pena.

– De meio dia, produzo 100% de minha energia, ou seja, estou produzindo mais do que estou gastando. A energia solar pode ser a solução para o nordestino. O sol era um problema, agora é a solução e de graça – disse ele.


Paraibaonline

POSTAGENS RELACIONADAS

Energia solar e irrigação tem garantido produção de polpa de frutas no Sertão; confira...
4/ 5
Oleh