Estudante da PB desenvolve cartilha em braile para ajudar postura dos cegos...


Uma estudante de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu uma cartilha para ajudar pessoas com deficiência visual a terem uma postura correta, em Campina Grande. O objetivo é fazer com que os deficientes visuais tenham conhecimento de como funciona a coluna.

Após observar os alunos do instituto dos cegos durante as aulas de informática na disciplina de “fisioterapia na saúde coletiva”, Paloma Raquel Araújo Gomes, o que era apenas um projeto de pesquisa se tornou um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Como os deficientes costumam aprender a usar os computadores pela voz, o cego acaba ligando os ouvidos nas caixas de som e se curvando, seguindo uma postura errada que pode gerar problemas na coluna. A estudante resolveu criar uma cartilha “orientações posturais” que foi escrita no sistema braile e proporciona aos usuários um contato com materiais pedagógicos em um sistema próprio de leitura para cegos.

A professora Cláudia Holanda Moreira, que orientou a aluna nesse trabalho, pensa que produzir várias cartilhas pode ajudar na promoção de saúde e inclusão para a população do instituto dos cegos. 

Fonte: G1PB

POSTAGENS RELACIONADAS

Estudante da PB desenvolve cartilha em braile para ajudar postura dos cegos...
4/ 5
Oleh