BOMBA: Prefeito de Igaracy exonera secretário de Saúde que ordenou matança de animais...


O prefeito da cidade de Igaracy, no Sertão, José Carneiro Almeida da Silva, atendeu a recomendação do Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB), e exonerou nesta quinta-feira (8) José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde. Para o MPPB, ele violou “aos princípios da legalidade, moralidade e legitimidade, inerentes ao cargo público” ao ordenar a matança de animais na cidade.

A exoneração de José Carlos Maia do cargo foi anunciada na noite desta quinta-feira pela assessoria do prefeito. Ele ficará afastado até a conclusão das investigações pela Polícia Civil e Ministério Público da Paraíba.

A denúncia da morte de animais em Igaracy foi feita por moradores da cidade através de imagens publicadas nas redes sociais na terça-feira (6), depois que a Prefeitura fez o recolhimento dos cães em um veículo, alegando que eles estavam abandonados na rua e apresentavam sinais de leishmania, causando risco para saúde humana.

Além de requisitar a exoneração do secretário de Saúde, o MPPB também solicitou informações do prefeito de Igaracy referentes ao levantamento do número de animais nas ruas, com as respectivas zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, bem como, quanto à retirada e transporte, detalhando ainda como se procedeu a matança dos animais, de acordo com as normas sanitárias.

Investigação
O delegado da Polícia Civil de Itaporanga, Glêberson Fernandes, responsável pelo inquérito que investiga a morte de cães na cidade revelou que os animais foram sacrificados com resquícios de crueldade. “Ontem visitamos o galpão onde os animais foram sacrificados e o que encontramos no local foram resquícios de crueldade; muito sangue e fezes de animais espalhadas pelas paredes. Se o procedimento tivesse sido feito por sedativos, não seria esse o cenário encontrado”, disse.


Ainda de acordo com Glêberson Fernandes, uma equipe do Instituto de Perícia Científica (PCI) da cidade de Patos esteve em Igaracy e realizou o processo de perícia no galpão. “A perícia foi feita pela equipe técnica no galpão onde ocorreu a morte dos animais e também em uma área próxima do lixão da cidade, onde os cães foram descartados”, disse o delegado da Polícia Civil.

O laudo do IPC sobre a morte dos cães em Igaracy deve ser concluído nos próximos 20 dias. “Foi aberto um inquérito para investigar o caso, algumas pessoas da cidade já foram ouvidas e há relatos que animais saudáveis também foram recolhidos e sacrificados. Isso também está sendo investigado, uma vez que a população suspeita da morte de mais de 50 animais”, ressaltou Glêberson Fernandes.

Mobilização
Na manhã desta quinta-feira, a população de Igaracy saiu às ruas e protestou contra a morte dos animais.

As pessoas se mobilizaram em grupo e percorreram as ruas da cidade, passando pela sede da Prefeitura e pela Câmara Municipal. Em seguida, elas se concentraram na Praça Central da cidade onde exibiram cartazes contra o ato praticado pela Prefeitura e pediram justiça.

Segundo o morador de Igaracy Alcenir Renê, de 42 anos que participou do protesto, a morte dos animais é um caso revoltante. “Foi uma atrocidade tremenda contra os animais. O prefeito não pode concordar com isso, os vereadores também não. É preciso que esse caso seja punido”, comentou.

Jornal da Paraíba

POSTAGENS RELACIONADAS

BOMBA: Prefeito de Igaracy exonera secretário de Saúde que ordenou matança de animais...
4/ 5
Oleh