Santana dos Garrotes recebe Comissão para debater os 92 anos da Coluna Prestes pelo Vale do Piancó...


A Audiência Pública será realizada nesta sexta-feira (02), na Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes, onde a Comissão dos 92 anos da Passagem da Coluna Prestes pelo Vale do Piancó, irá debater, com a presença de lideranças regional e estadual, historiadores e a população, sobre esse momento histórico ocorrido no Sertão paraibano. O evento acontecerá a partir das 10 horas.

A Comissão, juntamente com a API (Associação Paraibana de Imprensa), já confirmou as presenças dos deputados estaduais Jeová Campos e Janduhy Carneiro. O senador José Maranhão justificou sua ausência, e possivelmente solicitará do prefeito Daniel Galdino, de Piancó, que o represente. O prefeito José Paulo Filho e o secretário de infraestrutura Junior Passos, de Santana dos Garrotes, estão integrados ao evento, representando a cidade santanense. Vereadores, estudantes, professores e prefeitos do Vale, participarão da Audiência Pública.

Farão presente a Audiência, já confirmadas, Nonato Bandeira, chefe de gabinete do governador; historiador José Otávio, Eilzo Matos, Chico Jó, João Trindade e a historiadora Rúbia, além do presidente da API, João Pinto e o ativista cultural Salviano Leite. O presidente da API, João Pinto, ressaltou que a ideia é atrair estudantes da região para participar da Audiência e conhecer a história da Coluna Prestes

Sábado
No dia 03, sábado, a Comissão estará em Piancó, onde visitarão, com o representante do IPHAN, José Carlos Amâncio; a antiga residência do ex-deputado Ademar Leite [Dr. Babá] e em seguida se dirigirão ao Monumento erguido em memória aos Mártires de Pìancó [Museu Padre Aristides] e ao Grupo Escola Adhemar Leite.

Coluna Prestes no Vale do Piancó
A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Entre 1925 e 1927, seus integrantes percorreram 25 mil quilômetros pelo interior do país lutando por reformas políticas e sociais e combatendo os governos da chamada República Velha.

Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, a Coluna Prestes passou pelo sertão, nos municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Coremas, Piancó, Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Catingueira, Patos, Emas e Olho D’Água, percorrendo 330km do território paraibano.

Fonte O Blog do Piancó

POSTAGENS RELACIONADAS

Santana dos Garrotes recebe Comissão para debater os 92 anos da Coluna Prestes pelo Vale do Piancó...
4/ 5
Oleh