Comportas de Coremas são abertas numa vazão maior...


Na manhã desta quinta-feira, 17 de maio, o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da Prefeitura de Coremas José Albertino, informou que a Agência Nacional das Águas aumentou a vazão da válvula dispersora do açude de Coremas. “A vazão da água que está saindo do açude era de 500 litros por segundo e agora aumentou mais 500 litros, ou seja, está saindo mil litros d’água por segundo do Açude de Coremas”, disse Albertino.

Na segunda-feira, 02 de abril, as comportas do Açude de Coremas, passaram a ter uma vazão menor, isso em decorrência das chuvas na região. Quando chove e os rios estão com água a vazão das comportas é diminuída ou até interrompida. A diminuição em abril foi de 300 litros por segundo. Estava em 800 e baixou para 500 para litros por segundo e nesta quinta agora dobrou e foi para 1000 litros por segundo.

Em 2017, ano de grande crise hídrica, com a necessidade de água para consumo humano e a agricultura nas regiões percorridas pela bacia Piancó-Piranhas-Açu a vazão era ainda maior: 1.250 litros por segundo.

Ultimamente, com a trégua das chuvas, o açude não está pegando recarga. Com o consumo, a evaporação e as comportas abertas o Açude de Coremas já está perdendo volume.

Nesta quinta-feira, 17/05, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas, o açude de Coremas está com 20,40% de sua capacidade; e a Barragem de Mãe D’água está com 10,12% de sua capacidade.









Fonte Folha Patoense
Fotos: José Albertino 


POSTAGENS RELACIONADAS

Comportas de Coremas são abertas numa vazão maior...
4/ 5
Oleh