Idoso é picado por cobra jararaca em Conceição e transferido para hospital de Campina Grande...


O aposentado, Nelson Vitorino, 81 anos de idade, foi picado por uma cobra Jararaca, no final da tarde da última quinta-feira (27), na região do Distrito de Mata Grande, município de Conceição.
De acordo com informações de familiares, o aposentado estava sentado debaixo de um cajueiro, quando sentiu uma picada no pé, mas não conseguiu identificar que tipo de inseto ou animal o teria picado, indo em seguida para a sua residência.

Por volta das 21h do mesmo dia familiares perceberam que o hematoma na perna do idoso aumentava e o levaram para o Hospital e Maternidade Caçula Leite, na cidade de Conceição, onde ele foi medicado e levado de volta para a sua residência, onde ficou sendo observado por familiares.

Ainda de acordo com informações de familiares, o homem apresentou piora e teve que retornar para o hospital de Conceição, de onde foi transferido para o Hospital regional de Patos, depois que o médico plantonista percebeu que ele poderia ter sido picado por uma cobra.

Ao chegar no Hospital de Patos, o idoso foi submetido a exames, onde foi descoberto que ele havia sido picado por uma cobra jararaca. Em seguida, ele foi encaminhado para um hospital de Campina Grande, onde foi submetido ao soro antiofídico e passa bem.

A jararaca (Bothrops jararaca) é uma serpente venenosa (Ordem Squamata) que pertence à família Viperidae (Subfamília Crotalinae) e pode ser encontrada no Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia em ambientes de Mata Atlântica, Cerrado e áreas antrópicas ─ mais comum em áreas rurais perto de plantações, mas também podem aparecer em áreas periurbanas.

Possui um padrão de escamas bem caracterizada por desenhos dorsais em "V" invertido escuros bem destacados, orlados de cores mais claras, corpo delgado tendo em media 120 cm de comprimento. Há variação nas cores ao longo de sua distribuição geográfica, com indivíduos apresentando tons cinza, pardo-esverdeados, amarelados e marrons. Geralmente o ventre é claro com manchas irregulares. A jararaca é ativa durante a maior parte do ano e as fêmeas tendem a serem maiores e mais pesadas do que os machos da espécie.

A jararaca possui hábitos predominantemente terrestres, podendo apresentar hábitos arborícolas, principalmente os juvenis. O grau de locomoção da jararaca é baixo, se movimentando pouco sobre o substrato. Possui atividade crepuscular e noturna sendo mais intensa na estação chuvosa. Os juvenis de Bothrops jararaca têm a dieta composta principalmente de anfíbios anuros, enquanto os adultos alimentam-se basicamente de roedores e ocasionalmente de lagartos. As serpentes juvenis fazem uso de sua cauda de cor amarela clara para atrair suas presas em potencial, enquanto que as adultas utilizam a tática do bote para caçar.

As fêmeas são vivíparas, produzindo cerca de doze a 18 filhotes por vez e os nascimentos ocorrem na estação das chuvas.
Fonte: Por Gilberto Angelo

POSTAGENS RELACIONADAS

Idoso é picado por cobra jararaca em Conceição e transferido para hospital de Campina Grande...
4/ 5
Oleh