Homem constrói maior candeeiro do mundo e marca data para acendê-lo, em Itaporanga...


Dado a invenções inusitadas e surpreendentes, o itaporanguense Antônio Modesto está prestes a inaugurar mais uma de suas muitas criações. Um candeeiro gigante, considerado o maior do mundo, será aceso na noite de 8 de janeiro no sítio Jenipapo, berço de sua família.

O candeeiro, segundo o seu inventor, tem capacidade para mais de mil litros de gás e seu pavio consome 20 quilos de algodão, mas compensa tanto custo: sua claridade alcança uma área de 800 metros quadrados, uma boa opção em tempos de energia elétrica cara. Uma carga completa clareia dez noites inteiras.

Mais do que economia com eletricidade, o candeeiro tem um objetivo cultural e simbólico: ele fortalece a memória das antigas noites sertanejas, quando o breu noturno dos nossos antepassados era quebrado pelo candeeiro alimentado por querosene em um tempo em que a energia elétrica ainda estava bem distante. O candeeiro era fundamental para as residências rurais e iluminava também as festas familiares e populares.

Por isso é com festa que o candeeiro gigante será inaugurado. Ele vai clarear uma luta de mulheres em uma arena que será montada exclusivamente para o confronto feminino. Conforme Antônio Modesto, há uma boa premiação para as três melhores colocadas: são 700 reais para a campeã; uma cesta básica e uma bicicleta para a que ficar em segundo lugar; e 300 reais para a terceira colocada.

Segundo ainda o organizador, a luta terá regulamento e arbitragem para evitar desequilíbrios entre as atletas. Várias mulheres já se inscreveram e outras interessadas também podem fazer sua inscrição, que é gratuita. O evento também terá segurança e todos estão convidados. Telefone para maiores informações é o 999583020.

Fonte Folha do Vali

POSTAGENS RELACIONADAS

Homem constrói maior candeeiro do mundo e marca data para acendê-lo, em Itaporanga...
4/ 5
Oleh