Pedra Branca tem as melhores condições sanitárias básicas do Vale. Dados são do IBGE...


Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Pedra Branca é que a cidade regional com as melhores condições sanitárias básicas em termos de canalização e coleta domiciliar de esgoto.

Primeira do Vale e entre as 15 cidades do estado com o melhor indicador em saneamento, Pedra Branca tem 66, 2% de sua área urbana com esgotamento sanitário adequado, segundo aponta o IBGE. Mas, como essa pesquisa do instituto é de 2010, é provável que este indicador já esteja defasado.

Conforme a Prefeitura, com os investimentos no setor nos últimos tempos, é provável que o próximo levantamento do instituto, que ocorrerá até 2020, afira números ainda melhores, com a cobertura de esgotamento sanitário ultrapassando os 70% da área urbana e impactos positivos na saúde pública. Uma obra inaugurada este ano também está contribuindo decisivamente para a melhoria das condições sanitárias da cidade.

Pela primeira vez em sua história, Pedra Branca passou a beber água tratada. “Foi uma grande luta, mas com êxisto e, graças a Deus e muito esforço, hoje nossa cidade tem água de qualidade e tratada, o que vai melhorar ainda mais suas condições de saúde”, comentou o prefeito Allan Bastos, que é médico.

Uma outra realidade que favorece Pedra Branca é que o município é um dos poucos do Vale que tem um matadouro público funcionando adequadamente, enquanto cidades como Itaporanga e Piancó, duas das maiores da região, há muito tempo não têm abatedouro municipal, consumindo carne de abate clandestino com graves riscos à saúde pública. 

Fonte Folha do Vale

POSTAGENS RELACIONADAS

Pedra Branca tem as melhores condições sanitárias básicas do Vale. Dados são do IBGE...
4/ 5
Oleh