População vai às ruas em defesa de Escola Estadual, em cidade do Vale do Piancó...


Na manhã desta segunda-feira (03), o Blog do Jordan Bezerra esteve na cidade de Piancó, Paraíba, para cobrir um ato público onde centenas de pessoas saíram às ruas para reivindicar a reforma completa da Escola Normal Estadual Santo Antônio (ENESA), que encontra-se em situação precária e sem condições de funcionamento. A manifestação pacífica foi organizada pelo pároco da cidade, José Ronaldo, e recebeu apoio de vários segmentos da sociedade piancoense. Por volta das 8h, ocorreu a concentração em frente a escola; o pessoal cantou o Hino Nacional e o da escola, em seguida percorreram algumas ruas do centro até a Praça Central.

Segundo dados do Censo de 2017, a escola conta com 48 funcionários e 13 salas de aula. A escola Santo Antônio possui mais de 480 alunos, sendo de 412 são do Ensino Médio, 70 alunos no Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Esse importante Colégio do Vale do Piancó foi fundadO em 28 de agosto de 1952, pertencia à Igreja e foi comandada pelas Irmãs Carmelitas até 1986, ano que o Governo do Estado da Paraíba assumiu, portanto a escola tem história e tradição e é dotada de uma belíssima estrutura arquitetônica. No entanto, hoje se encontra em um estado precário.

A professora de Língua Portuguesa do colégio, Sheila de Sá, externou sua preocupação com a qualidade das instalações do referido colégio. Segundo ela, os alunos são comprometidos, mas disse que o Estado precisa fazer a sua parte e proporcionar conforto e comodidade aos alunos e colaboradores da instituição.

“Estamos nesta luta pela reforma da nossa escola, que é uma das melhores da Paraíba. Queremos que o governador Ricardo Coutinho olhe com bons olhos. A licitação já aconteceu, mas nós queremos que acelere o processo, para que em 2019 as nossas aulas retornem com uma escola de qualidade, com conforto aos nossos alunos, pois eles são compromissados. Precisamos de uma estrutura física de qualidade. Estamos clamando para que o governo olhe para nossa escola, pois Piancó precisa dela”, expressou a professora.

O aluno Demétrius Firmino, que faz o terceiro ano do ensino médio na escola Santo Antônio, conversou com a nossa reportagem. Ele denunciou que várias vezes os responsáveis prometeram melhorias para a instituição, mas até então nada foi feito.

“Nós nos reunimos neste dia porque estamos cansados de esperar por esta reforma que tanto prometem, mas não cumprem. Já se passaram dois anos de luta e nada mudou. No ano passado, metade do teto da escola desabou, a 7ª Gerência veio até a escola e nos prometeu uma mudança. Porém esta mudança não ocorreu e a reforma também não veio. A empresa responsável pela manutenção da escola vem e nos promete melhorias, mas eles também não cumprem”, desabafa o aluno.



Já a Gerente da VII Região de Ensino da Paraíba, Maria do Carmo Bezerra afirmou que a reforma irá acontecer, mas não neste momento, pois a gerência está aguardando a finalização do projeto. Ela disse ainda que o Estado está ciente do problema, e que sua intenção não é de prejudicar.

“A escola Santo Antônio será reformada. Nós já temos um projeto para isto. Mas eu não posso dizer que irá começar hoje. Mas o Secretário Estadual de Educação, Aléssio Trindade, já tem a preocupação e já tem conhecimento do que está acontecendo. Esta escola tem um projeto para ser Cidadã Integral, mas os professores não quiseram porque têm outros vínculos e não querem sair das outras escolas. A intenção do Estado não é de prejudicar a cidade de Piancó. Quando o teto desabou diretamente o engenheiro da SUPLAN veio e condenou o funcionamento da escola, mas a população escolar não quis deixar o prédio”, explicou a gerente Maria do Carmo.

Padre Ronaldo esteve à frente do ato público em defesa da Escola Santo Antônio e o classificou como positivo. Ele disse que espera o comprometimento das autoridades estaduais no que tange à reforma do Colégio.



“Graças a Deus muito positivo o ato, pois é o que queríamos, porque tentamos de todas as formas conseguir a reforma da escola e nada até o momento. A escola já pleiteia faz dois anos e nada. Inclusive eu entreguei em mãos os documentos ao governador em fevereiro desde ano. A escola está caindo literalmente e, nosso grito em defesa educação de qualidade e para isso, precisamos de uma estrutura física adequada para uma educação de qualidade. Que nossas autoridades hajam urgentemente”, afirmou o sacerdote.

Em contato com nossa reportagem a diretora da escola, a senhora Edileusa Rufino, disse que o secretário de educação do Estado visitou a escola Santo Antônio, no último dia 15 de novembro de 2018, e está ciente da real situação. Ele garantiu que a escola será reformada em 2019.



Fonte Blog do Jordan Bezerra

POSTAGENS RELACIONADAS

População vai às ruas em defesa de Escola Estadual, em cidade do Vale do Piancó...
4/ 5
Oleh