Vereador Hélio do Bar tem mais um requerimento atendido pelo Governo do Estado: O programa Cisternas nas Escolas; confira...


Mais um requerimento do vereador Hélio do Bar é atendido pelo Governo do Estado da Paraíba, desta vez, Itaporanga foi contemplada com o programa Cisternas nas Escolas, que por sua vez irá construir cisternas com capacidade para 52 mil litros de água, em cinco escolas do município. Em 2017, o vereador requereu da então secretária Cida Ramos, hoje deputada, que fosse construído vários tipos cisternas em Itaporanga, inclusive as cisternas nas escolas.

A primeira capacitação do Programa Cisternas nas Escolas foi realizada neste dia 29 de Maio, nas escolas contempladas, aonde contaram com a presença de todos os professores, diretores, funcionário, pais e alunos de todas das Escolas Rurais contemplas. Contou também com a ilustre presença do vereador Hélio do Bar, que nas suas falas, agradeceu ao Governo do Estado por ter atendido mais um de seus pedidos, falou a respeito da importância das cisternas nas escolas e destacou também a importância da parceria do município de Itaporanga, através do prefeito Divaldo Dantas e das Secretarias de Agricultura e Educação que abriram as portas para receber o benefício.

A tecnologia social que será implementada neste caso é a Cisterna de placas de cimento com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água, com captação da água da chuva a partir do telhado da escola, associada à formação para a gestão da água e práticas de convivência. Como resultado, espera-se que a tecnologia possa proporcionar melhores condições para o ensino-aprendizagem, além de ampliar e melhorar a segurança hídrica, alimentar e nutricional da comunidade escolar. A água captada supre as necessidades da escola  até 8 meses, sendo utilizada apenas para beber e cozinhar.

A responsabilidade da execução é da UGM Sindicato Dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Aparecida é uma entidade sem fins lucrativos que atua há 20 anos no alto sertão em 28 municípios, O Sindicato que por sua vez atua na criação, na gestão e no desenvolvimento de políticas apropriadas em todo semiárido. E, sendo assim, realiza conjuntamente a outras organizações da sociedade civil, programas de formação e mobilização social para convivência com o Semiárido. Estes são constituídos pelos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC), Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e pelo Programa Cisterna nas Escolas, pontuando a importância de se possibilitar o acesso à água de qualidade, de forma a viabilizar o bom funcionamento das escolas na região, especialmente nos períodos mais secos, visando garantir a frequência escolar e o melhor desempenho dos (as) alunos (as). 

As escolas contempladas foram:

E.M.E.I.E.F SEVERINO LEITE FERREIRA (SITIO SÃO JOÃO)



E.M.E.I.F JOSE BERNARDINO DOS SANTOS (SITIO CRAVOEIRO)



E.M.E.I.E.F JOAQUIM MARTINS VIEIRA (SITIO CAPIM GROSSO DOS MARTINS)




E.M.E.I.F JOAQUIM GOMES DE MELO (SITIO SÃO PEDRO DE CIMA)




E.M.E.I.E.F JOSINO RICARTE DA SILVA (SITIO LAGOINHA)




Conheça o Programa Cisternas nas Escolas

O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.

O projeto abrange escolas dos nove estados do Semiárido (PE, PB, AL, SE, BA, CE, RN, PI e MG) que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Porém, neste momento, a Paraíba é o único Estado do Nordeste que está com os recursos liberados para implantação das Cisternas nas Escolas.

É fundamental o envolvimento de todos, pois os benefícios trazidos com a implantação das cisternas destinam-se não só aos estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino, mas também às famílias que moram nas comunidades beneficia. Na ocasião, foram apresentadas todas as etapas do projeto, desde a mobilização social com a seleção e o cadastramento de escolas e comunidades, as capacitações de professores, auxiliares de serviços, merendeiras, dentro os pontos discutidos esta a temáticas acerca da gestão dos recursos hídricos, além da construção de cisternas, que vem acompanhada de caráter estrutural (filtros de barro, torneira com purificador de água, bomba elétrica e sistema de descarte da primeira água). 

A liberação destes recursos deve-se ao simples fato da Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, a itaporanguense Gilvaneide Nunes, ter ido até Brasília (no dia 26/02/2019) conversar com o ministro da cidadania, Osmar Terra, sobre a necessidade e urgência na liberação destes recursos, a qual foi atendida de imediato.

Foto: Polêmica PB. Gilvaneide Nunes ao lado direito de Osmar Terra, ministro da Cidadania em reunião no dia 26/02/2019.


Por Antonio Manoel para o Hora do Vale

POSTAGENS RELACIONADAS

Vereador Hélio do Bar tem mais um requerimento atendido pelo Governo do Estado: O programa Cisternas nas Escolas; confira...
4/ 5
Oleh