Jovens debatem políticas públicas para a juventude da Paraíba em audiência na ALPB; diamantense participou...


Jovens de diversas cidades da Paraíba se reuniram no plenário Deputado José Mariz, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na tarde desta segunda-feira (19). Entre os participantes, estava o jovem estudante de odontologia e assessor parlamentar do Deputado Taciano Diniz, Crisanto Abílio Neto, natural da cidade de Diamante.

O momento, que marcou as comemorações do Mês da Juventude no Parlamento, teve o objetivo de debater políticas públicas voltadas aos jovens de todo o estado. A propositura foi da deputada Pollyanna Dutra, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALPB.

Conforme a deputada, a propositura teve o objetivo de dar espaços aos jovens e ouvir as suas principais demandas. “O objetivo foi trazer jovens de vários setores da Paraíba, que tem quase 700 mil jovens na faixa etária entre 15 a 24 anos. Nada mais justo e oportuno do que trazer para dentro do Parlamento um tema tão importante e tão envolvente quanto a juventude, que está vulnerável às drogas, à violência, mas que quer empreender e quer fazer um bom debate na política”, afirmou Pollyanna.

Dutra destacou que a iniciativa deu aos jovens a possibilidade de protagonizar em um momento de construção de políticas públicas para eles. “O que a gente propõe aqui é a formação de novos líderes, queremos que eles [os jovens] deixem algo importante para que possamos sugerir ao Poder Executivo na forma de requerimentos, de indicações ou projetos de lei. O que a gente quer trazer para cá é a temática da juventude, que tem que fazer parte do processo de decisões do Governo do Estado e do Parlamento”, explicou a presidente da CCJ, reforçando que este é um primeiro passo para outras estratégias que deverão entrar na Casa, por meio do seu mandato, voltadas à juventude.

Para Talyson Monteiro, presidente do Movimento de Juventude de Pombal e um dos jovens que veio do Sertão até o Parlamento para participar desse momento, é necessário que as políticas públicas voltadas à juventude sejam interiorizadas. “A gente percebe que o Governo do Estado tem uma política pública mais efetiva aqui na região de João Pessoa. Só que no âmbito do Sertão isso é um pouco diferente. Há uma certa falha. A política pública chega, mas de certa forma está mitigada. O Sertão quer ter mar, mas um mar de oportunidades”, destacou.

Também participaram da audiência pública o deputado Cabo Gilberto Silva, o representante da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Wéverton Correia, o defensor público Antonio Nery; o representante do Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba, major Jomário Fernandes; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Rafael Targino; a representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Alana Silva; o vice-presidente da União Nacional do Estudantes (UNE) na Paraíba, Humberto Carvalho; o secretário-executivo de Administração, Suprimentos e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Gabriel Gomes; além de integrantes da Federação de Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fercomércio/PB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB) e de estudantes de universidades de regiões metropolitanas e interioranas do estado.



Fonte Assessoria

POSTAGENS RELACIONADAS

Jovens debatem políticas públicas para a juventude da Paraíba em audiência na ALPB; diamantense participou...
4/ 5
Oleh