Águas da Transposição desembocarão no Rio Paraíba a qualquer momento desta terça 19...


Após nove meses sem bombeamento na Transposição do Rio Francisco para o Estado da Paraíba, as águas do Velho Chico retornaram na tarde desta terça-feira (19), ao município de Monteiro, primeira cidade paraibana a ser beneficiada com as águas.

A previsão era de que a água chegasse ao estado até está quarta-feira (20), porém, as águas já chegaram ao túnel na divisa entre os estados. A água segue em velocidade de 3 km de canal por hora e em média 5 metros cúbicos por segundo.

No último dia 7, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendaram à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que a água fosse liberada a água para o canal da Transposição no Eixo Leste, em Monteiro em um prazo de até 10 dias.

A ação deverá ser efetuada com o devido monitoramento da barragem de Cacimba Nova, no município de Custódia (PE). O MPF estabeleceu que a vazão de água não deve ser inferior a 0,8m³/s, visando garantir a mínima segurança hídrica à população da região.

O MDR atendeu a recomendação e ainda na mesma semana religou o bombeamento das águas para o Estado. O bombeamento havia sido suspenso em fevereiro deste ano, após equipamentos de monitoramento emitirem alerta durante a fase final de enchimento da barragem Cacimba Nova. Foram feitas novas intervenções na estrutura para garantir o funcionamento adequado da barragem, mas é uma medida preventiva já que a estrutura não apresenta risco de rompimento.

De Olho no Cariri e Cariri Ligado


POSTAGENS RELACIONADAS

Águas da Transposição desembocarão no Rio Paraíba a qualquer momento desta terça 19...
4/ 5
Oleh